Educação

Escola Estadual Daura Santiago encerra ano letivo com ação de mérito e homenagens póstumas a professor e aluna


29/12/2021



 

A Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Daura Santiago Rangel (ECIT Daura Rangel Santiago), no bairro José Américo, em João Pessoa, encerrou o ano letivo com reconhecimento de mérito aos estudantes que mais se dedicaram aos estudos em 2021 e com duas homenagens póstumas: ao professor Renê Von Brown e à estudante Girlaine Vitória Santos Brito, que faleceram em decorrência de Covid-19 e por problemas cardíacos, respectivamente.

Pelo segundo ano consecutivo, a Ecit Daura Santiago Rangel promoveu a “Ação Solidária de Mérito”, que entregou aos estudantes do ensino médio que tiveram desempenho acima da média no ano letivo de 2021 um ‘Certificado de Mérito’ junto com um ‘Kit Natalino’. A ação nasceu, no ano passado, com as adversidades trazidas pela pandemia na educação. A ideia da ação é estimular estudantes a continuarem se dedicando aos estudos tanto no sistema remoto como no híbrido.

O evento deste ano foi organizado pela “Rádio Escola Nas Ondas do Daura”, coordenada pela professora de Sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório, e pelo projeto “Vamos Ser Voluntários”, coordenado pela professora de Língua Inglesa, Talyta Maria Aguiar Ribeiro, que contou com participação especial da Banda Marcial da escola.

AÇÃO CUMPRE DOIS PROPÓSITOS – O gestor da Ecit Daura Rangel, André do Egito, destacou a continuidade da ação solidária e de mérito pelo segundo ano consecutivo. “Os projetos que lideraram esta ação impactaram mais uma vez a Comunidade Escolar e mostraram a grandeza do trabalho das professoras, mesmo em meio a tantas adversidades nessa pandemia. A ação cumpre dois propósitos: reconhecer quem se dedicou o ano todo nos estudos e estimular outros estudantes de que vale a pena estudar. Na verdade, esse reconhecimento fomenta o protagonismo nos estudantes e o que toda escola deseja assistir ao final de cada ano letivo, pois o sucesso dos estudantes é também o da Escola”, declarou.

Para a professora de Sociologia da Ecit Daura Santiago, Acsia Lino de Alencar Gregório, idealizadora da ação e coordenadora da Rádio Escola @nasondasdodaura, o projeto deste ano precisou de mais parceiros e de doadores para construir o ‘Kit Natalino’ devido à alta da inflação nos alimentos.

ALIAR SOLIDARIEDADE E MÉRITO – “Estamos muito gratos por cada centavo doado por essa gama de pessoas que contribuíram para que esta ação de mérito acontecesse pelo segundo ano. A ideia desta ação será sempre aliar solidariedade e mérito. Famílias foram abaladas financeiramente na pandemia e entregar a cada estudante que se aplicou um certificado e um kit é mais um estímulo para que eles continuem estudando, mas também é uma forma de contagiar outros a cada ano. Essas doações vieram de muitas pessoas, atividades e de cidades, desde professores da Ecit Daura Santiago e da UFPB, passando por pequenos empresários, servidores públicos, auditores fiscais, profissionais liberais, e de amigos e familiares de outros estados como Juazeiro do Norte, no Ceará, de Brasília, e também da Paraíba como a pequena cidade de Curral de Cima, sem falar das entidades como Afrafep e de Sindalcool”, frisou.

A professora de Língua Inglesa da Ecit Daura Santiago Rangel, Talyta Maria Aguiar Ribeiro, que coordena o projeto “Vamos Ser Voluntários” e uma das organizadoras da Ação Solidária e de Mérito deste ano, expressou a sua alegria de participar da coordenação do evento pela primeira vez.

META É AMPLIAR AÇÃO EM 2022 – “Foi com muita honra e alegria que recebi o convite da professora Acsia para participar da organização do evento este ano. Havia uma expectativa dos alunos para que essa ação acontecesse devido às dificuldades financeiras de muitas famílias, agravadas na pandemia. Graças a Deus e aos doadores, conseguimos realizar com sucesso mais um ano”, contou Talyta, acrescentando que no evento de 2022 a meta é ampliar a quantidade de alunos para serem almejados por mérito e que mais pessoas da escola consigam se envolver nos projetos de encerramento do ano letivo.

ESTUDANTE PERSEVEROU – A estudante Kauane Tomaz de Souza, do 2º ano do ensino médio, lutou junto às organizadoras do evento para que a ação fosse realizada mais uma vez. “É muito gratificante ser reconhecida por mérito, ou seja, por ter estudado e se dedicado. Tinha tudo para desistir de estudar este ano diante das dificuldades da pandemia, como muitos dos meus colegas fizeram, mas continuei e o resultado veio em dose dupla: certificado de mérito e um kit natalino”, confessou.

Segundo Kauane, muitas famílias dos estudantes que passaram com mérito este ano estavam com dificuldade de comprar os itens da ceia natalina. “Nessa pandemia os preços dos alimentos subiram muito e muitos colegas estavam com essa mesma dificuldade, mas houve essa corrente de doações e de solidariedade de pessoas que não conhecem a escola e estudantes e, mesmo assim, contribuíram para fazer esse momento especial de fim de ano”, relatou.

PROJETOS SE IMPORTAM COM ALUNOS – Uma das alunas mais aplicadas da Ecit Daura Santiago, Larrissa Raiane, do 1º ano do ensino médio, que é integrante da equipe da Rádio Escola @nasondasdodaura, definiu o evento como “muito gratificante. As aulas online são realmente difíceis e eu fiquei honrada por saber que o meu esforço e os dos meus colegas neste ano mais uma vez foram reconhecidos. A ação mostra o quanto estes projetos e a escola se importam com os alunos”, avaliou.

AÇÃO INCENTIVA ESTUDO – Tímida no falar, a estudante do 2º ano do ensino médio, Rayanne Rodrigues Ferreira da Silva, que chegou este ano à Ecit Daura Santiago Rangel, ficou surpresa ao ser uma das contempladas. “Acredito que ações como essas nos incentivam a continuar estudando mais e mais”, declarou.

A estudante Camille Cristi’hannah Gomes de Abreu, que terminou o 1º ano do ensino médio, ficou muito feliz ao receber o primeiro certificado. “Meus pais sempre me apoiaram bastante nos meus estudos, então, foi uma coisa bem legal e algo diferente de outros anos em receber o certificado e kit”, informou.

PROFESSOR DA UFPB ELOGIA ORGANIZAÇÃO – O professor do Departamento de Ciências Sociais da UFPB e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Sociologia, Sérgio Barcellos, que participou do encerramento do ano letivo na Ecit Daura Santiago, elogiou a organização da escola para prestar esse reconhecimento aos alunos e também às homenagens póstumas ao professor e a estudante.

 

“Foi uma satisfação imensa presenciar essa linda organização da Comunidade Escolar, mesmo ainda no contexto educacional difícil de pandemia que a gente ainda vive no Brasil. O reconhecimento serve como forma de incentivo nesse processo formativo. Acredito que esse espaço e ações são muito importantes no sentido de formação. Na verdade, é esta relação de proximidade que a universidade e a escola precisam estabelecer, andando sempre junto, integrado em ações que são significativas para a Comunidade Escolar como forma de seguir fortalecendo essa parceria”, declarou Barcellos, que coordena o Pibid de Sociologia da UPFB que tem uma relação direta com a Ecit Daura Santiago, por meio da professora de Sociologia Acsia Lino de Alencar Gregório.

HOMENAGENS PÓSTUMAS – Além Ação Solidária e de Mérito aos estudantes do ensino médio, o encerramento do Ano Letivo da Ecit Daura Santiago foi marcado por homenagens póstumas, com descerramento de placas, ao professor de Filosofia Renê Von Brown, que faleceu em janeiro deste ano, aos 33 anos, em decorrência de Covid-19, e a estudante Girlaine Vitória Santos Brito, que estava terminado o 3º ano do ensino médio, quando faleceu por problemas cardíacos em dezembro de 2019.

AUDITÓRIO E BIBLIOTECA – Como forma de homenageá-los, o auditório da Ecit Daura Santiago foi nomeado de “Professor de Filosofia Renê Von Brown”, enquanto a sala de a biblioteca escolar ganhou o nome de “Girlaine Vitória Santos Brito”.

O professor de Língua Portuguesa da ECIT Daura Santiago Rangel e presidente do Conselho da Ecit Daura Rangel, , Onildo da Cunha Batista, idealizador das homenagens póstumas ao professor Renê Von Brown e a estudante Girlaine Brito, liderou a cerimônia póstuma com uma leitura sobre a trajetória de vida e do perfil aos homenageados.
OS DOIS MARCARAM ESCOLA – “Os dois marcaram a escola como pessoas. Renê foi um excepcional professor, amigo de todos e muito apegado aos alunos enquanto Girlaine era uma aluna fantástica, estudiosa e meiga, que se foi de forma tão rápida, mas dentro do tempo de Deus. Com essas placas nomeando o auditório e a biblioteca, eternizamos os nomes deles aqui nesses dois espaços da escola para que o exemplo e a memória deles sejam sempre lembrados”, pontuou.

Os pais do professor Renê Von Brown, Robson Machado e Maria Auxiliadora, e a sua irmã Stefhanie Von Brown, estiveram presentes e emocionados durante toda a homenagem póstuma, como também Giliane Santos de Maria, a mãe da estudante Girlaine Brito. Por chamada de vídeo, a esposa de Renê, Sabrina, que estava em Sousa, também acompanhou. O professor de Língua Portuguesa, Ananias Oliveira, cantou músicas da banda Legião Urbana em homenagem a Renê e a Girlaine.

Robson Machado, pai do professor de filosofia Renê Von Brown, disse que “a importância e o valor dessa homenagem ao filho em sua escola não cabem no coração do pai. Como família, ficamos muito agradecidos à direção e aos professores que idealizaram essa linda homenagem em sua memória. Renê era uma pessoa que agradava todo mundo e modificava o ambiente com a sua alegria. Não havia tempo ruim quando chegava”, declarou o pai muito ainda emocionado.

Também tomada de lágrimas, Giliane Santos de Maria, mãe da estudante Girlaine, classificou a homenagem à filha na Biblioteca como um reconhecimento de sua vida como estudante. “Ela era uma menina maravilhosa e teve uma dedicação especial de sua vida aos estudos. Isso me emociona muito porque ela está deixando essa mensagem de luz e um sentimento maravilhoso no coração dos professores, das colegas e de toda a família. A escola era a segunda família dela e eu me sinto muito honrada por essa homenagem. Girlaine era uma menina linda e inteligente, muito humilde e afável com todos”, frisou a mãe, que não conteve as lágrimas durante toda a homenagem e ao final do descerramento da placa com a filha, ela entregou rosas a cada um dos professores da Ecit Daura Santiago.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //