Paraíba
Entidades da UFPB cobram suspensão de descontos em adicionais de servidores e estudantes afetados durante a pandemia
Durante a reunião, não houve consenso sobre a suspensão dos descontos aplicados, o que motivou as entidades a solicitarem uma nova audiência
11/02/2025
![](https://d3rf2zoedgusog.cloudfront.net/wp-content/uploads/2022/02/fachada-da-adufpb-1-scaled-1.jpg)
Fachada da sede da ADUFPB, no campus 1 da UFPB. (Foto: divulgação/ADUFPB)
Redação/Portal WSCOM
As entidades representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) — Associação dos Docentes (ADUFPB-JP), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) e Diretório Central dos Estudantes (DCE) — realizaram uma reunião na tarde do dia 10 de fevereiro de 2025 com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/UFPB). O encontro teve como objetivo discutir processos administrativos relacionados ao ressarcimento ao erário dos adicionais de insalubridade, periculosidade e auxílio-transporte, referentes ao período da pandemia, instaurados pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Durante a reunião, não houve consenso sobre a suspensão dos descontos aplicados, o que motivou as entidades a solicitarem uma nova audiência, em caráter de urgência, com a participação da reitora da UFPB, representantes da PROGEP, da Procuradoria Jurídica da universidade e da CGU. Segundo nota conjunta divulgada pelas entidades, a intenção é “buscar uma solução administrativa justa para o impasse que afeta a comunidade acadêmica da UFPB”.
O documento destaca a importância de uma resolução que leva em consideração o contexto da pandemia: “A comunidade acadêmica da UFPB não merece ser punida por sua luta pela vida durante a pandemia” , afirmam ADUFPB, SINTESPB e DCE. As entidades desenvolvem a expectativa de que uma nova gestão da universidade conduza o processo com compromisso e eficiência, buscando uma decisão que respeite os direitos dos servidores e estudantes impactados.
A data da nova audiência ainda será definida, e as entidades afirmam que continuarão acompanhando de perto o andamento das negociações.
Confira a íntegra da nota divulgada pelas entidades da UFPB:
Ver essa foto no Instagram
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.