Economia

Entenda como consultar e resgatar ‘dinheiro esquecido’ do Banco Central via Pix

Banco Central lança funcionalidade para resgate automático de valores esquecidos, com crédito via Pix; sistema já soma mais de R$ 9 bilhões disponíveis.


27/05/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros



A nova funcionalidade para solicitação automática de valores esquecidos em contas bancárias no Sistema Valores a Receber (SVR) está disponível a partir desta terça-feira (27). De acordo com o Banco Central (BC), mais de R$ 9 bilhões estão disponíveis para resgate.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Após solicitar a funcionalidade – que é uma ação facultativa –, o cidadão não precisará fazer a consulta periodicamente para saber se há algum valor esquecido e nem registrar a solicitação manualmente. Além disso, o BC não enviará avisos, no lugar, o crédito será feito automaticamente em conta.

Esta opção está disponível apenas para pessoas físicas com chave Pix vinculada ao número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

De acordo com o BC, a solicitação manual seguirá sendo exigida pelas instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via Pix.

Passo a passo da solicitação

Para realizar a solicitação é necessário que o cidadão tenha uma conta gov.br e faça login utilizando CPF e senha. Após entrar no site, deve consultar o SVR com CPF e data de nascimento. Feita a consulta, será se informado se há algum valor a receber. Se sim, o cidadão deve optar pela vinculação da conta por meio do PIX com CPF e habilitar a função.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.