Saúde

Entenda as causas dos desmaios


15/06/2015

Você desmaia quando vai doar sangue? Se alguém desmaia do seu lado, você sabe o que deve fazer? Dar um pouco de sal ou açúcar? O Bem Estar desta segunda vai falar de gente que desmaia por que tem hipoglicemia e também do desmaio como um sinal de problema do coração. Às vezes, ele está batendo rápido demais, ou muito devagar, e o desmaio sem motivo pode ser um dos sinais. Participaram do programa o neurologista Tarso Adoni e a cardiologista Denise Hachul.

Uma das causas de desmaio é a hipoglicemia – queda do açúcar no sangue. Isso acontece muito em pacientes que têm diabetes, por exemplo. Vista escura, fraqueza, coração disparando, suor… Esses são os sintomas da hipoglicemia. No organismo, a insulina faz o açúcar sair do sangue e entrar nas células. Entretanto, quando a insulina sobe muito, ela reduz demais o nível de açúcar no sangue e aí vem a crise.

O jejum também pode provocar uma queda repentina de açúcar no sangue – a hipoglicemia reativa. É quando você come um alimento que aumenta a insulina sem estar com o estômago cheio. O alimento é absorvido rapidamente e faz um pico de insulina. Quando vem a crise, é preciso reabastecer o corpo com açúcar o quanto antes.

O desmaio também pode ser um alerta de que você tem problemas cardíacos. Isso porque quando as válvulas do coração estão obstruídas, o sangue tem dificuldade de passar. Se o sangue não chega na quantidade suficiente no cérebro, a oxigenação diminui, o cérebro ‘desliga’ e a pessoa pode desmaiar.

Uma das causas de desmaio é a síncope vasovagal. O nome é complicado e quem tem geralmente é aquela pessoa que desmaia na hora de doar sangue. O nervo vago faz parte do sistema parassimpático, que controla funções vitais, como respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e digestão. Quando esse nervo é ativado de forma irregular, a pressão arterial e os batimentos cardíacos diminuem. Com isso, o volume de sangue que chega ao cérebro diminui e a pessoa pode desmaiar.

O importante é descobrir a causa do desmaio. “Existem várias causas, desde simples até grave. Baixa de glicose no sangue, problemas psicológicos, psiquiátricos, arritmias cardíacas. Sempre que a pessoa tem um desmaio, ela deve procurar um médico”, orienta o cardiologista Enrique Pachón.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //