Paraíba
Energisa reinaugura Espaço Energia e espera receber 40 mil pessoas por ano
MUSEU INTERATIVO
06/06/2017

A Energisa reinaugura, nesta terça-feira (6), o Espaço Energia, um museu interativo que proporciona aprendizado, visando conscientizar e transformar. O objetivo do espaço é educar a população para o uso consciente da energia, além de despertar o interesse científico em crianças e adolescentes que visitarão o local.
Segundo o gerente de Projetos da Energisa, Renato Deladea, cerca de R$ 1 milhão foi investido no espaço. A expectativa é que, nesse ano, 30 mil pessoas visitem o espaço, oriundas, principalmente de escolas e centros educacionais. No ano que vem, a expectativa é que esse número aumente para 40 mil pessoas.
Criado em 2005, o Espaço Energia é parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que funciona na Usina Cultural Energisa. Com a reformulação, a atração oferece aos visitantes a oportunidade de familiarização com a história da eletricidade e ensina técnicas racionais e modernas para utilização do recurso – tudo de forma lúdica e interativa.
Entre os novos atrativos estão um cinema 7D, em que é exibido um filme sobre como a energia é gerada; um jogo de dança eletrônico e educativo; um labirinto elétrico para demonstração dos conceitos de circuito aberto e fechado; um simulador de consumo de casa eficiente; uma ecobike, que transforma energia mecânica em eletricidade; além do uso de um tablet que permite ver alguns trechos em realidade aumentada expondo explicações sobre o que está sendo visto e um quiz.
Aberto à visitação do público em geral e de escolas (com horário agendado), o Espaço Energia é, inclusive, uma nova opção de atrativo turístico para João Pessoa. O local funciona todos os dias da semana proporcionando uma experiência diferente e gratuita para todos os paraibanos e também para turistas que estejam visitando o Estado.
“Nos orgulhamos em manter este espaço e reforçar nosso compromisso de ir além da distribuição de energia. A Energisa quer contribuir para o desenvolvimento do Estado, caminhando ao lado dos paraibanos e promovendo a cultura e a eficiência energética”, comenta André Theobald, diretor-presidente da Energisa Paraíba e Energisa Borborema.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.