Paraíba

Energisa realiza operação contra furto de energia na cidade de Patos

Contra furto


23/04/2015

Equipes do Departamento de Medição e Combate a Perdas(DMCP) da Energisa realizarão uma operação de combate a ligações clandestinas ou irregulares de energia, durante os próximos 15 dias, na cidade de Patos, com ênfase nas unidades de alto porte.

A operação teve início às 9h30, desta quinta-feira, 23, e contará com 13 equipes da empresa, além do apoio da polícia civil e IPC.

Segundo dados do Centro de Inteligência de Combate a Perdas(CICOP) da concessionária, a perda de energia na cidade de Patos gera um prejuízo de aproximadamente R$ 1.985.478,77, destes, R$337.531,39 são referentes à ICMS que o estado da Paraíba deixa de recolher e que poderiam ser revertidos em melhorias de infraestrutura para a própria população da cidade.

Considerando os alimentadores que fornecem energia para a grande Patos, as perdas estão em torno 5.548,82 MWh ao ano. Esta energia é suficiente para atender aproximadamente 3550 residências por um ano.

Além dos prejuízos financeiros, o furto de energia representa risco de morte, tanto para os que interferem no sistema elétrico à revelia da distribuidora, quanto para os usuários (consumidores) das unidades nas quais se identifica o furto. Além da cobrança dos valores desviados, os responsáveis pela irregularidade respondem a processo por crime contra o patrimônio e podem pegar até 8 anos de prisão.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //