Educação

Enem: nota sobe em Matemática e cai em Português

Mudança


27/11/2013

 As Escolas públicas das redes estaduais, onde estuda a maioria dos Alunos do Ensino médio, aumentaram suas notas médias no Exame Nacional do Ensino médio (Enem) de 2012, na comparação com 2011, em três áreas do conhecimento: Matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Por outro lado , pioraram na prova de linguagens (Língua Portuguesa e Estrangeira) e na redação. Os dados foram divulgados ontem pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e dizem respeito a uma amostra de 11,2 mil Escolas onde metade ou mais dos Alunos fizeram o exame. Outras 14 mil Escolas do país ficaram de fora do levantamento, porque menos de dez Alunos ou menos da metade dos estudantes participaram. Desde ontem , é possível consultar a nota média por Escola pública ou privada no Enem de 2012  (http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/).

Em 2012, as Escolas estaduais novamente tiveram pior desempenho do que as particulares, as municipais e as federais, nas quatro áreas do conhecimento avaliadas e na redação. Em Matemática, as Escolas estaduais da amostra alcançaram 491,18 pontos, enquanto as municipais atingira m 546,73; as particulares, 615,07; e as federais, 625,24. Assim como as estaduais tiveram pior desempenho em todas as áreas, as federais ficaram à frente das demais redes de Ensino em tudo .

A rede federal é formada por Escolas técnicas e colégios militares e responde por apenas 2% do total de 683 mil Alunos da amostra analisada. As particular es superaram as estaduais e municipais. Na prova de linguagens , a média de todas as redes caiu de 2011 para 2012. Em ciências humanas, todas melhoraram. Na redação, só a rede federal avançou. Em Matemática, a média das Escolas estaduais subiu de 490 para 491,18, entre 2011 e 2012; em ciências humanas, de 452 para 506,94; em ciências da natureza, de 443 para 457,94. Mercadante divulgou também a nota média dos 215.530 Alunos da re de pública com melhor desempenho no Enem de 2012. Esse número não é aleatório: ele corresponde ao total de estudantes de Escolas privadas que participaram do exame, na amostra considerada.

O objetivo desse recorte, segundo Mercadante, foi mostrar que o topo da rede pública tem desempenho similar ou até superior ao conjunto de Alunos da rede privada. Assim, os melhores 215.530 participantes de Escolas públicas tiraram nota média de 593,74 pontos em linguagens, ante 544,52 dos Alunos da rede particular. Essa “elite ” da rede pública também superou os colegas de Escolas privadas em ciências da natureza (576,76 a 541,28) e na redação (616,6 a 602,16).

Já o conjunto de Alunos de Escolas particular es teve melhor desempenho do que a “elite ” da Escola pública nas provas de Matem ática (615,07 a 541,16) e ciências humanas (583,94 a 522,58). Mercadante disse que a preocupação do MEC ao comparar o desempenho dos melhores Alunos da rede pública com o conjunto da rede privada está ligada à política de cotas. A partir de 2014, 25% das vagas das universidades feder ais ser ão reservadas a egressos de Escolas públicas . Este ano , a cota foi de 12,5%.



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