Entretenimento

Encontro com Mestres da Cultura Local acontece em Juazeirinho

EM JUAZEIRINHO


23/08/2017



Em mais uma noite de festa e alegria, os mestres da cultura popular se encontrarão na Paraíba. Nesta quarta-feira (23), será a vez da cidade de Juazeirinho, no Seridó paraibano. Alguns dos mestres estarão presentes no Encontro com Mestres da Cultura Local, finalizando o Programa de Educação Patrimonial Complexo Eólico Lagoa. Neste município o evento começa às 19h, no Auditório Bolasete da Escola Severino Marinheiro, na Rua Antenor Navarro, 340, Centro de Juazeirinho.

O Encontro ocorrerá até a sexta-feira (25), em cinco cidades da Paraíba. O evento terá o show O Bardo, do artista pernambucano Adiel Luna, em todos os municípios. Nesta segunda (21), o Encontro foi em Assunção e na terça (22), em Junco do Seridó. São José do Sabugi e Santa Luzia serão as próximas a receber o Encontro. O trabalho de Adiel Luna representa o universo das oralidades tradicionais nordestinas. Ele aborda as Toadas de Gado, o Maracatu de Baque Solto, o Coco de Roda e o Repente, além de contar causos, recitar versos e brincar com o público.

As atividades realizadas nas cinco cidades serviram para a construção de conhecimentos sobre a região, o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento de segmentos sociais para a preservação cultural, segundo a coordenadora do Programa, Clarisse Fraga. A etapa anterior foi a Oficina de Inventário Participativo, que ocorreu de terça (1) a sexta-feira (4) em todos os municípios.

O aprendizado incluiu ações de pesquisa para identificação das referências culturais, um Curso de Educação Patrimonial, Oficinas e os Encontros. As ações foram construídas com professores, produtores e agentes culturais e pedagogos. Nesta última atividade que marca o encerramento do Programa, haverá a entrega de certificação aos participantes.

A realização do Programa foi do Bureau de Cultura e Nispe, com financiamento da Força Eólica do Brasil (FEB) e supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-PB). Para poder atuar no Sertão da Paraíba, distribuindo a energia dos ventos, com baixo custo na geração de energia elétrica, a FEB promoveu mais de dez programas ambientais e ações culturais no Seridó, um deles, o Programa de Educação Patrimonial.

Programação – Em todas as cidades haverá uma fala de um representante do município, show solo de Adiel Luna, fala de um(a) mestre local, apresentações culturais locais de dança, música ou poesia, fala da coordenação do Programa, entrega de homenagem a mestres locais, entrega de certificados aos participantes e o encerramento com coquetel. Acompanhe a agenda:

Quinta-feira (24) – São José do Sabugi
19h – E. M. Manoel Rodrigues Pinto – Rua Manoel Guilherme Saturnino, 217, Centro;

Sexta-feira (25) – Santa Luzia
19h – Auditório da Esc. CEDUC, R. João Bosco de Lima, bairro São José.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //