Paraíba

Empreender é encarar o medo, afirma Mário Sérgio Cortella

PALESTRA EM JP


26/10/2017

“Pensar de um único modo é muito redutor: o empreendedor não é aquele que vai buscar as ideias que já tem ou as certezas que carrega, mas o que tem a capacidade também de se perguntar se está no caminho certo”, afirmou o filósofo Mário Sérgio Cortella em palestra proferida nesta quinta-feira (25), no Espaço Gospel, promovida pelo Sebrae Paraíba. Com o tema “Qual a tua obra?”, o filósofo abordou pontos essenciais à atualidade, como a necessidade de respeitar o outro, que pensa diferente, e a importância do esforço para que os sonhos possam, de fato, ser realizados.

O superintendente do Sebrae, Walter Aguiar, destacou a importância do Sebrae trazer nomes como Mário Sérgio Cortella, promovendo a educação empreendedora, uma das maiores premissas do Sebrae. “Essa palestra, nos tempos em que nós estamos vivendo, de mudanças muito rápidas, busca trazer essa discussão para os pequenos negócios, para que se possa pensar como é estar dentro desse universo”, afirmou.

“O empreendedor nota aquilo que o faz sair do óbvio; eu tenho que aprender com aquilo que é diverso”, apontou Cortella. “Se eu quero ter uma empresa que tenha vigor, eu preciso prestar atenção naquilo que os outros estão fazendo, e até mesmo nas críticas. Cuidado com gente que concorda com você o tempo todo, ou não gosta de você ou não te respeita ou tá se preparando pra te derrubar. Gente que gosta de você discorda com você quando necessário”, palestrou.

Durante a palestra, Cortella traz referências a diversos intelectuais e artistas brasileiros e internacionais, como Paulo Freire, Luiza Erundina, Ariano Suassuna e Geraldo Vandré. Ao final do evento, ele propôs uma reflexão à plateia, com base no título do próprio livro: “eu proponho a vocês que pensem: qual a sua obra? E não esqueçam jamais que a palavra de ordem para quem quer empreender, na vida, na carreira, em qualquer área, é coragem”, disse.

O prefeito Luciano Cartaxo, presente no evento, elogiou a iniciativa do Sebrae, afirmando que é esse tipo de iniciativa que fortalece o processo de conhecimento e de democracia do país. “É uma bela iniciativa, de dar a oportunidade ao povo de João Pessoa de ter palestras de alto nível como hoje tivemos aqui, proporcionando o bom debate e a reflexão sobre as questões nacionais e, também, as do dia a dia”, completou.

Já a empreendedora Luciana Pacheco, proprietária das empresas Digital Ink e Venda & Cia, destacou o quanto a palestra do filósofo desperta o empreendedor a enxergar seu modo de atuação de uma nova forma. “A gente começa a ver de um modo diferente, os colaboradores, os sócios; tu consegue entender de uma maneira melhor qual é o teu papel e o que tu tem que fazer: perceber que cada pessoa é diferente”, argumentou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //