Paraíba

Empreendedoras de sucesso são reconhecidas pelo Sebrae nesta terça

João Pessoa


04/02/2013

 Nove empresárias paraibanas serão reconhecidas nesta terça-feira (5 de fevereiro), durante a cerimônia de entrega estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Nesta nova edição do prêmio, foram inscritas 70 histórias de empreendedorismo feminino de várias regiões do Estado em três categorias, “Pequenos Negócios”, “Negócios Coletivos” e “Empreendedora Individual”. As três primeiras vencedoras de cada categoria serão premiadas estadualmente e, os primeiros lugares representarão a Paraíba na premiação nacional.

O evento estadual será realizado no Solar das Águas, na praia do Jacaré, em Cabedelo, a partir das 16h30, desta terça (5). De acordo com a gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, a premiação objetiva valorizar e reconhecer as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino. Ela informou que no dia 8 de março serão conhecidas as vencedoras nacionais do Prêmio. Na mesma data serão abertas as inscrições para a próxima edição da premiação.

A participação das empresárias paraibanas tem crescido a cada edição e ganhado visibilidade nacional. Das oito edições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, as paraibanas já receberam dois troféus ouro, quatro prata e três bronze na etapa nacional. O diretor financeiro e administrativo do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga, disse que o nível das candidatas nesta edição foi bastante alto e ressaltou o perfil das empreendedoras e o índice de sobrevivência das empresas dirigidas por mulheres.

“As 70 empresárias que estão concorrendo ao prêmio podem se considerar vencedoras. As mulheres à frente de empresas participam efetivamente do gerenciamento dos negócios, são detalhistas, cautelosas e arriscam menos. Isto garante um melhor índice de sobrevida”, destacou Ricardo Madruga. Ele destacou ainda que além do espírito empreendedor destas mulheres, é importante ressaltar o processo estruturado de abertura deste negócio e de orientação empresarial do Sebrae. “Esta junção de fatores, empreendedorismo, organização e apoio favorece a criação de um ambiente convidativo para que mais mulheres empreendam no Estado”, disse Madruga.

A premiação do Sebrae tem como objetivo identificar, selecionar e premiar as mulheres empreendedoras espalhadas pelo Brasil. As empresárias premiadas na etapa estadual recebem troféu, certificado e um selo de reconhecimento, além de um curso oferecido pela instituição e 16 horas técnicas de consultoria. As primeiras de cada categoria concorrem com as vencedoras de outros estados ao prêmio nacional.

A categoria Pequenos Negócios é voltada às proprietárias de micro e pequenas empresas e a de Negócios Coletivos às integrantes de associações e cooperativas com geração de renda. Já a categoria Empreendedora individual é para quem trabalha por conta própria de forma legalizada e tem renda anual de até R$ 60 mil.

Mulheres empreendedoras se destacam no Nordeste

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM), realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), divulgada na última quinta-feira (31), mostrou que, na região Nordeste do Brasil, as mulheres já superaram os homens no comando das empresas com até 3,5 anos. Segundo a pesquisa, 51,8% das empresas iniciais da região Nordeste são de mulheres.

Nacionalmente, o comando de mulheres nas empresas chega a 49,6% nas novas empresas (até 3,5 anos). Já nas empresas com mais de 3,5 anos, os homens assumem a liderança tanto no país (56%), quanto no Nordeste (52,9%). De acordo com a gestora do prêmio Sebrae Mulher de Negócios na Paraíba, Maria José Menezes, apesar da pesquisa não oferecer dados estaduais, estes percentuais traduzem o mercado local. “Entre os empreendedores individuais que temos na Paraíba, que estão dentro do que a pesquisa define como novas empresas, 46,4%, são mulheres. Isso mostra que o empreendedorismo feminino também é crescente no nosso estado”, destacou Maria José.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //