Notícias

Emlur leva arte e cultura para promover a coleta seletiva em João Pessoa


23/06/2024

Galeria Arte e Cultura da Emlur (Foto: Secom/JP)

Redação WScom com informações da Secom JP

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está inovando na forma de conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva e separação de resíduos. Por meio  do setor de Departamento de Educação Ambiental, a Emlur montou a Galeria Arte e Cultura, um espaço dedicado a receber escolas e representantes de órgãos públicos.

O objetivo da iniciativa é utilizar a arte como ferramenta educativa, incentivando a prática da separação de resíduos através da exposição de peças produzidas pelos artesãos da Divisão de Arte e Cultura (Diac). As obras, feitas com materiais reciclados, demonstram a criatividade e o potencial de reuso que os resíduos podem ter.

Ao começar o tour pela galeria, os visitantes se deparam com peças de todos os tipos de materiais –  papel, plástico, vidro e metal. Kênia Chaves, diretora de Educação Ambiental da Emlur, comenta que a galeria pretende fomentar nos visitantes a importância e necessidade da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos secos (papel, plástico, vidro e metal). Kênia ainda desta que a galeria é um espaço educativo, cuja função é fomentar nos visitantes, e que estão “abertos a receber escolas para incentivar desde cedo o compromisso com a sustentabilidade”.

De acordo com a coordenadora de Arte e Cultura, Risonete Guedes, esta iniciativa pode demostrar para a população que através do artesanato, o que poderia ser considerado imprestável e/ou lixo, pode ter uma utilidade e até gerar renda. “Nossa equipe de artesãos produziu brinquedos feitos dos mais variados materiais. Temos bonecas feitas de papelão, ou com peças de metal, flores feitas com embalagem de garrafa PET, ou casinha para animais de estimação, montada com papelão. Também temos peças de isopor e, para finalizar, damos um toque com itens reaproveitados”, comenta Risonete Guedes.

A Emlur ainda possui parceria, por meio do setor da Divisão de Arte e Cultura, com o grupo de percussão Baticumlata, que reaproveita diversos itens e materiais para criação e utilização como instrumentos musicais, e também do grupo Arte do Riso, que em suas apresentações foca na questão da sustentabilidade, e destaca temas relativos ao trabalho da Emlur.

Além da galeria, as equipes da Emlur também participam de eventos de órgãos públicos e privados, levando a mensagem da sustentabilidade de forma lúdica e acessível. Através do artesanato, da música e do teatro, os profissionais da Emlur conscientizam o público sobre a importância da coleta seletiva para a preservação do meio ambiente.

Para saber mais sobre as ações da Emlur em prol da coleta seletiva, entre em contato:



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.