Paraíba

Emlur apresenta prognóstico e planejamento do Plano de Resíduos Sólidos

Seminário


23/10/2014

Reduzir, reutilizar e reciclar. Esse tripé faz parte das ideias centrais do prognóstico e planejamento do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de João Pessoa apresentado, nesta quarta-feira (22), pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) aos membros do Comitê Diretor e Comitê de Sustentação, criados para acompanhar e contribuir com a criação do documento. Cerca de 30 instituições participaram do seminário, que foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano.

Os Comitês Diretor e de Sustentação são formados por representantes da sociedade civil, bem como de órgãos federais, estaduais e municipais. O seminário é mais uma etapa do Plano para apresentação das diretrizes, estratégias, metas, programas e projetos da situação atual dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos de João Pessoa na perspectiva dos próximos 20 anos. “João Pessoa sai na frente já que no Brasil apenas cerca de 5% dos municípios elaboraram seus estudos de gestão dos seus resíduos”, enfatiza o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

De acordo com o documento, os investimentos do município, para os próximos 20 anos, giram em torno de R$ 7 milhões anuais, voltados para a execução de uma série de ações como: redução de consumo, reaproveitamento de resíduos, adoção de novas tecnologias, capacitação e monitoramento. “O Plano é uma orientação para o gestor executar ações de forma coordenada na limpeza urbana. Melhores resultados serão obtidos se a iniciativa privada e a sociedade compartilharem dessa responsabilidade com a gestão pública”, observa Lucius Fabiani.

O próximo passo será a apresentação dos estudos em audiência pública, prevista para ser realizada na primeira quinzena de novembro. Posteriormente, o Plano será apresentado aos representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) para incorporação de sugestões. A última etapa será no mês de dezembro do ano corrente, quando será apresentado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para que seja validado e possa vigorar no ano de 2015, atendendo ao que determina a Lei Federal 12.305/2010.

O Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos é coordenado pelo engenheiro sanitarista, com doutorado em resíduos sólidos, José Dantas, e conta com a participação de todos os setores da Emlur em todas as etapas de sua elaboração.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //