Brasil & Mundo

Embaixador ucraniano agradece visita de Celso Amorim e diz que Brasil pode atuar contra a “agressão russa”

Assessor especial do presidente Lula viajou à Ucrânia para ouvir as exigências de Zelensky e colocar o Brasil como mediador das negociações para o fim da guerra.


10/05/2023

Celso Amorim e Andrij Melnyk (Foto: Reprodução/Twitter/@MelnykAndrij)

Brasil 247



 

 

O embaixador da Ucrânia Andrij Melnyk publicou nesta quarta-feira (10) uma foto ao lado do assessor especial do presidente Lula (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim, e afirmou que “o Brasil pode desempenhar um papel importante para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”.

Depois de visitar em abril a Rússia e se reunir com o presidente do país, Vladimir Putin, Celso Amorim viajou à Ucrânia a pedido do presidente Lula para conversar com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky.

O governo Lula tenta se colocar como possível interlocutor dos dois países e mediador das negociações para o fim da guerra que já dura um ano e quase três meses. O objetivo da viagem é que o ex-chanceler brasileiro ouça de Zelensky quais são as principais exigências do governo ucraniano para poder dar início às negociações.

Nesta terça-feira (10), em coletiva de imprensa, Lula disse esperar que “o Celso [Amorim] me traga indícios e soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”, afirmou Lula.

“Ele já sabe o que o [Vladimir] Putin quer, ele agora vai saber o quer o [Volodymyr] Zelensky. E, aí, vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra”, acrescentou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //