Brasil & Mundo

Em carta, governadores pedem a Biden parceria para economia de carbono neutro


13/04/2021



O Fórum Nacional de Governadores propõe uma parceria com o governo dos Estados Unidos para criar uma economia de carbono neutro e enfrentar a crise climática. Em uma carta endereçada ao presidente norte-americano Joe Biden, os governadores falam em um esforço de reflorestação e na preservação dos biomas brasileiros.

A carta ainda não finalizou o processo de assinaturas. Mas a iniciativa deve ter o apoio de mais de 20 governadores. O texto destaca que a coalizão pelo clima envolve chefes de Executivos estaduais “progressistas, moderados e conservadores, de situação e de oposição, dos mais diversos partidos“.

Entre as principais propostas dos governadores para Joe Biden está a proteção de povos indígenas, o combate ao desmatamento e “massivos reflorestamentos“. A carta também cita a redução da emissão de gases do efeito estufa, a promoção de energias renováveis e a proteção de florestas nativas.

Os governadores citam ainda que eles são os responsáveis pela maior parte da floresta Amazônica. Eles afirmam que desejam implementar ações conjuntas com o governo norte-americano para a proteção da floresta tropical.

O governo de Biden já afirmou que tem interesse nas políticas e ações que envolvem a Amazônia. Enquanto ainda era candidato à Casa Branca, Biden afirmou que doaria dinheiro para o combate ao desmatamento na Amazônia e ameaçou sancionar o Brasil, caso o país não “pare de desmatar”.

Na época, Ricardo Salles ironizou a proposta de ajuda financeira. “Só uma pergunta: a ajuda dos US$ 20 bilhões do Biden, é por ano?”, questionou. O presidente Jair Bolsonaro também rebateu a declaração e classificou a fala de Biden como “lamentável”, e disse que a soberania brasileira “é inegociável”.

Já os governadores afirmam que estão interessados em parcerias técnicas e de investimento com o governo dos EUA. “Nossos Estados possuem fundos e mecanismos criados especialmente para responder à emergência climática, disponíveis para aplicação segura e transparente de recursos internacionais, garantindo resultados rápidos e verificáveis.”

Além disso, a carta fala ainda na construção da “maior economia de descarbonização do planeta“. De acordo com o texto, uma parceria entre os chefes dos Executivos estaduais brasileiros e o governo norte-americano pode incentivar “uma retomada verde pós-pandemia“.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.