Futebol

Em busca do primeiro gol na Liga, Neymar lidera Barcelona contra Ajax

Campeões


26/11/2013



{arquivo}A situação é cômoda e pode sugerir até um certo relaxamento. Líder isolado do Grupo H da Liga dos Campeões, com dez pontos, e classificado antecipadamente para as oitavas de final, o Barcelona enfrenta o Ajax nesta terça-feira, na Amsterdã Arena, às 17h45m (de Brasília), pela quinta e penúltima rodada da fase – o GloboEsporte.com faz a cobertura da partida em Tempo Real. Aparentemente, tem como objetivo principal se confirmar como o primeiro lugar da chave, posição que dá a vantagem de decidir as oitavas de final em casa – se empatar, garante a condição. Mas há mais em jogo.

Sem Messi, machucado, o Barça entra em campo apostando mais uma vez no talento de Neymar sobretudo. Autor de quatro gols no Campeonato Espanhol, além de oito assistências, o craque conquistou a confiança dos catalães. Mas ainda falta algo: balançar a rede pela primeira vez na Liga dos Campeões.

Não foi por falta de tentativa que Neymar não marcou. O atacante é o jogador do Barcelona que mais finalizou no torneio. Em quatro partidas, concluiu 16 vezes. Mais até do que Messi, artilheiro da equipe na Champions com seis gols em 15 tentativas.

Nas quatro partidas até agora, Neymar ficou em campo por 328 minutos. Começou todas como titular, mas só disputou uma inteira, na vitória por 1 a 0 sobre o Celtic, na Escócia, justamente a única que Messi não jogou, também por estar lesionado. Coincidência ou não, o gol feito por Fàbregas surgiu de um lançamento do brasileiro para Alexis Sánchez avançar pela direita e cruzar para o espanhol marcar.

Mas não é apenas Neymar que tem como missão fazer gols na Amsterdã Arena. Também sem Alexis Sánchez, suspenso por cartão amarelo, o treinador Tata Martino vai escalar Fàbregas no comando do ataque. Só que não é por causa dos desfalques e posição privilegiada que o Barcelona vai tirar o pé.

– Sem Messi, perdemos o melhor do mundo, é claro. Não contar com ele é uma dificuldade e beneficia os rivais. Mas a riqueza de nosso plantel nos impede de justificar qualquer má atuação – disse Tata em entrevista coletiva na véspera do duelo.

Do outro lado, o Ajax precisa vencer para depender apenas de si na última rodada. Em terceiro lugar com quatro pontos, está entre Milan e Celtic, adversários na outra partida da rodada, na Escócia, no mesmo horário – o GloboEsporte.com faz a cobertura do jogo em Tempo Real.

Há sete partidas sem ganhar, desde 19 de outubro, os rubro-negros jogam fora de casa em busca de ao menos um empate para decidirem a vaga em casa na última rodada, contra o Ajax. Para espantarem a crise, precisam da inspiração de Kaká e que Balotelli espante a má fase que o acompanha na temporada.

– Os resultados não estão sendo bons, mas não é por causa de uma atitude negativa ou por um problema de relacionamento entre os jogadores. O vestiário está um pouco tenso, mas isso pode servir de motivação – disse Kaká.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //