Paraíba

Educação de JP terá 340 mestres e doutores e câmeras em escolas

prevenção


20/08/2013

Na manhã desta terça-feira, 20, o secretário de educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, afirmou que uma das principais metas da Prefeitura é ter em seu quadro de professores 340 mestre e doutores.

Segundo o secretário, serão dadas condições para que os profissionais possam obter os títulos, como também uma melhoria nas condições de trabalho e na remuneração para que não haja uma migração dos professores para outras instituições de ensino.

O caso do vazamento do rascunho do edital para o concurso da Secretaria de Educação Municipal também foi explicado pelo secretário. De acordo com Luiz de Sousa, a empresa que iria fazer o concurso publicou, por engano, divulgou o rascunho do edital, e para garantir a lisura do processo a administração municipal está contratando outra empresa. “Por causa deste equívoco iremos atrasar a divulgação do novo edital, mas a quantidade de vagas disponibilizadas continuará a mesma, um total de 1.300. A previsão é que o edital seja publicado ainda neste segundo semestre”, explicou.

Violência nas escolas públicas

Para o secretário de educação, as escolas municipais não são violentas, mas existem unidades que estão mais vulneráveis. “O clima nas nossas escolas é de tranquilidade. O recado que deixo para os pais que possuem filhos nas escolas municipais é que eles estão sendo bem cuidados”, enfatizou.

Mesmo garantindo a tranquilidade nas unidades educacionais municipais, Luiz de Sousa afirmou que existem projetos da Prefeitura para atuar na garantia da segurança nesses locais. Entre as ações está a capacitação dos educadores e servidores sobre “mediação de conflitos nas escolas”, além da instalação de câmeras de segurança em todas as escolas de João Pessoa e a realização das rondas escolares. Sobre as rondas escolares, a ação é feita em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, que já atua em 12 escolas, no entanto, em 2013, esse número passará para 50.

Biblioteca

De acordo com informações do secretário, a população de João Pessoa deverá usufruir de uma biblioteca municipal em breve. O projeto já existe, porém, o local escolhido é tombado pelo patrimônio histórico, e precisa passar por uma adequação para comportar a biblioteca e outros ambientes que serão usados para a divulgação da cultura.

Luiz de Sousa ressaltou que enquanto o local não fica pronto, a administração municipal está em busca de um prédio provisório para que a biblioteca seja implantada ainda este ano.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.