Política

Editorial da Folha compara Doria a Trump


01/02/2017



O editorial desta quarta-feira (1) da Folha de S.Paulo compara as ações do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com as do presidente dos EUA, Donald Trump. "A comparação é certamente extravagante, mas irresistível. Assim como o presidente dos EUA, o prefeito de São Paulo marca os primeiros passos de sua administração por grande espalhafato midiático e impetuosidade decisória.

Não por acaso, Donald Trump e João Doria (PSDB) se destacaram pelo mesmo gênero de programa televisivo, em que encarnaram um espírito de exigência e desempenho empresarial nos antípodas dos padrões da política estabelecida. Nesta, o voluntarismo cede espaço à conciliação, e a morosidade burocrática predomina sobre a ação intuitiva e, por isso mesmo, sujeita a recuos e desastres."

"Responde-se a um esgotamento da opinião mundial diante da ineficácia do poder público e dos defeitos notórios da maioria que o exerce. Sua substituição pelo populismo e pela "mise-en-scène", contudo, dificilmente constituirá solução para a crise de representação.

Vestindo-se de gari para anunciar operações de limpeza, empunhando equipamentos de pintura no combate às pichações, entrevistando para as câmeras funcionários de unidades de saúde, o prefeito tem ocupado diariamente as atenções dos paulistanos."



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //