Educação

Edição 2014 do projeto Repórter Junino será lançado no dia 29 de maio, no Centro

10 anos


14/05/2014



O projeto Repórter Junino, do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) chega a sua 10ª edição este ano. O lançamento oficial da Edição 2014 será realizado no dia 29 de maio, às 19h, no Centro de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Este ano, o Repórter Junino irá prestar uma homenagem a professora Águeda Cabral uma das idealizadoras do projeto, que faleceu no último mês de fevereiro.

Coordenado pelos os professores Fernando Firmino e Arão Azevedo, o projeto conta com a participação de 50 alunos do curso de Comunicação Social da UEPB e de 10 estudantes do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Uma vez lançado, o projeto estará disponível para acesso através do endereço eletrônico www.reporterjunino.com.br, disponibilizando notícias multimídia, entrevistas e reportagens exclusivas produzidas pela equipe.

O Repórter Junino tem a particularidade de ser um projeto com capacidade de envolver uma quantidade muito grande de alunos e de aglutinar professores. Desde 2005, já envolveu mais de 700 alunos em suas atividades e vem desempenhando um papel significativo para a formação dos graduandos, servindo como laboratório para a prática do jornalismo digital, tendo o São João como oportunidade de colocar em prática a aprendizagem e, ao mesmo tempo, uma abertura para compreensão da cultura junina.

Assim como no ano passado, a Edição 2014 contará com cobertura ao vivo dos diversos eventos que antecedem os festejos juninos de Campina Grande, além da cobertura do São João local, do Nordeste e a Copa do Mundo. Na sua 10ª edição, o Repórter Junino vai continuar avançando na transmissão ao vivo via tablets e smartphones diretamente do Parque do Povo e dos principais pontos da festa e dos eventos paralelos para conferir agilidade na cobertura.

Os participantes do projeto passaram, recentemente, por capacitação para atuarem no Repórter Junino, através do Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem, que teve como objetivo preparar a equipe para um bom desempenho nas suas atividades. Em 2010, o projeto foi apontado como um dos melhores exemplos de laboratório de ensino e práticas de jornalismo digital no Brasil, no livro “Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital”, publicado pela Rumos Itaú Cultural.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.