Paraíba

Duas solenidades marcam posse do novo procurador-geral do MPPB

MPPB


27/08/2013



 Nesta quinta-feira, 29, estão programados dois eventos para marcar a posse do novo procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, o promotor Bertrand de Araújo Asfora. Às 10h será realizado um ‘Culto Ecumênico’ no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, no edifício-sede da instituição, no Centro de João Pessoa. Já às 17h acontece uma Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPB, no Auditório do Tropical Hotel Tambaú.

A nomeação do novo procurador-geral de Justiça pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), ocorreu no último dia 14 de agosto. Bertrand Asfora tinha sido o mais votado na eleição que aconteceu a 29 de julho. “A sensação é de muita responsabilidade”, disse Bertrand, assim que recebeu a notícia de sua nomeação. “Recebo do governador essa indicação com muita humildade e com consciência de que tenho pela frente grandes responsabilidades. Há grandes desafios pela frente e o pensamento é de crescimento do nosso estado. O Ministério Público da Paraíba precisa da união de todos os seus pensamentos e correntes para que possa trabalhar junto e crescer muito mais”, afirmava ele.

O atual procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que deixa o cargo a partir da posse de Bertrand, destacou: “É com muita alegria que repassamos o cargo. Temos a certeza de que Bertrand fará uma grande gestão Ele tem uma capacidade de convergência, além disso é um ser humano humilde, simples e tem muita vontade de melhorar a instituição”.

Na votação do último dia 29, Bertrand Asfora registrou 142 votos a seu favor, seguido por Ádrio Nobre, com 124 votos e João Geraldo Carneiro com 90 votos, que formaram a listra tríplice. Na quarta colocação ficou o promotor de Justiça João Arlindo, com 86 votos. Dos 226 membros aptos a votar (19 procuradores e 207 promotores de Justiça), 214 compareceram à votação. Foram registradas 12 abstenções, um voto nulo e nenhum em branco.

Trajetória profissional

Natural de Campina Grande, segunda maior cidade do estado da Paraíba, com quase 400 mil habitantes e localizada a 112 quilômetros da capital, João Pessoa, Bertrand de Araújo Asfora, 44 anos, é casado com Antuérpia Carneiro Medeiros Asfora e pai de três filhos: Rembrand (25 anos), Bertrand Filho (18 anos) e Bressand (16 anos).

Formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ex-professor na mesma instituição estadual e na Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB), Bertrand iniciou sua carreira profissional como advogado, em Campina Grande. É promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde o ano de 1995.

No MPPB, atualmente é titular da Promotoria de Defesa do Consumidor de Campina Grande. Antes de disputar o cargo de procurador-geral de Justiça da instituição ainda respondia pelas Coordenadorias Executiva do Ministério Público em Campina Grande e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim) do MPPB, em João Pessoa.

Ele ainda também respondia pela Coordenação na Paraíba da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) do conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); da representação do Ministério Público no Comitê de Segurança Pública da Paraíba, por meio das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp); e na ‘Operação Risco Zero’, também da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Seds).

Em sua trajetória nesses 18 anos de Ministério Público da Paraíba, Bertrand Asfora já ocupou as coordenações da Fesmip em Campina Grande; e da Central de Acompanhamento de Inquéritos Policiais (Caimp), também em Campina Grande. Foi vice-presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP); coordenador do Segundo Caop (Centro de Apoio Operacional às Promotorias); e coordenador do Núcleo Administrativo de Campina Grande, secretário-geral do MPPB.

Na área de projetos da instituição, Bertran Asfora atuou na ‘Reinstalação da Fesmip-CG; na ‘Secretaria Geral Online’; ‘Fale com o PGJ’; ‘Programa de Interiorização do MP’, com um diagnóstico e reaparelhamento da instituição; ‘Promotoria Autônoma’; ‘Transmissão Online das Sessões do Colégio de Procuradores e do Conselho Superior do MPPB’; ‘Portal 127’; ‘Promotoria Segura’, com a implantação da vigilância privada armada e eletrônica nas Promotorias de Justiça do interior; criação e instalação da ‘Promotoria de Combate ao Crime de Sonegação Fiscal’.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.