Mais Esporte

Dono dos Clippers é suspenso pelo resto da vida por racismo na NBA

na NBA


29/04/2014

 Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, está suspenso por racismo pelo resto de sua vida, anunciou na tarde desta terça-feira, o comissário da NBA, Adam Silver. Donald terá de pagar uma multa de US$ 2,5 milhões(cerca de R$ 5,5 mi), valor máximo para uma punição permitido pela constituição da Liga Americana de Basquete.Adam Silver já conversou com as autoridades para que Sterling coloque à venda o time do Los Angeles Clippers.

“Estou banindo o senhor Sterling pelo resto da vida de qualquer associação com os Clippers ou com a NBA. Ele não poderá assistir a nenhum jogo ou treino de nenhuma equipe. Ele também não poderá mais participar das decisões da equipe dos Los Angeles Clippers nem participar de qualquer reunião associada à Liga”, garantiu o comissário. Ele ainda reforçou que – vai insistir ao Conselho de Governadores para forçem a venda da equipe. E vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para garantir isso. Adam Silver falou que espera ter o apoio de todos os donos de equipes da NBA.

O comissário da NBA deixou claro que não decidiu a punição para Sterling sozinho. Ele escutou jogadores e técnicos, especialmente os dos Clippers.

No ultimo sábado, o site americano “TMZ Sports” divulgou uma conversa telefônica onde Donald fazia declarações preconceituosas contra negros. E cabível ressaltar que essa não é a primeira vez que ele se envolve em caso de racismo. Donald já foi punido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por não deixar negros e hispânicos alugarem seus apartamentos. Esses antecedentes não foram levados em consideração para a punição da NBA, uma vez que não estão relacionados com a Liga.

A divulgação do ato preconceituoso vem trazendo complicações para o time e já acarretou no rompimento por cerca de 15 patrocinadores com o Clippers, entre eles a seguradora State Farm e a fabricante de carros Kia. Sobre isso, o comissário da NBA acredita que as marcas voltem ao time de Los Angeles.

Um dia depois da divulgação do áudio, o Los Angeles Clippers perdeu para o Golden State Warriors, em duelo pelas quartas de final da Conferência Oeste, que está empatado em 2 a 2. O jogo 5 da série será nesta terça-feira, na Califórnia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //