Paraíba

Dom José é homenageado por Luiz Couto na tribuna da Câmara

POR LUIZ COUTO


17/03/2017

O aniversário de 98 anos do arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, foi registrado com uma homenagem feita pelo deputado e padre Luiz Couto (PT) nesta quarta-feira, 15. O parlamentar petista disse que Dom José é uma figura profética que transmite uma fé inabalável em Deus. Citando 11:01, Luiz Couto disse que "a fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas".

"Há homens que nos transmitem uma fé inabalável em Deus. Através dela, nosso corpo, nossa alma e nosssa espírito são revigorados quando estamos cabisbaixos ou sem esperança. Esses homens são os profetas de Deus na terra, são os profetas da verdade dos tempos, do favor de Deus. Conheço alguns deles. Mas hoje quero falar de um profeta que luta pela justiça social, em defesa dos oprimidos, dos pobres, dos perseguidos", afirmou Couto, para em seguida fazer um breve resumo da biografia de Dom José.

O religioso veio de família portuguesa, nasceu em Minas Gerais, no Distrito de Córregos, e, aos 11 anos, entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22 anos, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957 e a arcebispo, em 1965. Foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da Conferênciados Bispos do Brasil — CNBB, Presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste e o quarto arcebispo da Paraíba, onde conviveu com o padre Luiz Couto.

"Existe uma expressão que Dom José sempre usa em seus ensinamentos: firme confiança. Essa firme confiança vem de uma palavra que significa mais do que um sentimento ou pensamento positivo", comentou Couto.

Por meio de seu trabalho, sempre pautado numa inestimável atuação na época da ditadura militar, na qualidade de arcebispo, quando desenvolveu uma atuação pautada na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, fez da religião um meio para educar com vistas à mudança social.

Couto recordou com orgulho da valiosa contribuição de Dom José no apoio à luta pela reforma agrária na Paraíba em Gurugi, Barra de Gramame, Tambaba, Capim Açu, Mata de Garapu, Alagamar, Camucim, Mucatu, Lameiro, defendendo camponeses em lutas e perseguições.

"Sua vida sempre foi na luta contra a discriminação e o racismo, animando e inspirando padres, religiosas e agentes de pastorais a assumirem seu papel na sociedade e na Igreja e incentivando a organização e a luta dos afro-brasileiros. Para mim, Dom José Maria Pires é o símbolo brasileiro da luta social e dos direitos humanos. Dom José é um homem que a Igreja do século XXI precisa, pois seus ensinamentos visam a mensagem de Jesus e o Reino de Deus. Jesus o abençoe muito e que a graça, o amor e a comunhão em Deus estejam se multiplicando cada vez mais em sua vida! Parabéns, profeta, hoje e sempre! Você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho!", finalizou o deputado.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.