Paraíba
Dom Francisco Gabriel toma posse como novo bispo de Cajazeiras em cerimônia marcada por fé e participação popular
06/07/2025

Da Redação
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, representou o governador João Azevêdo neste sábado (5) na solenidade de posse canônica de Dom Francisco Gabriel dos Santos como novo bispo da Diocese de Cajazeiras. O momento marcou o início do ministério pastoral do 9º bispo diocesano da cidade sertaneja, reunindo centenas de fiéis e diversas autoridades eclesiásticas e civis.
A programação teve início no Bairro dos Remédios, onde Dom Francisco foi acolhido pela comunidade e seguiu em carro aberto até a Catedral de Nossa Senhora da Piedade. A posse canônica ocorreu dentro da catedral, seguida por uma missa campal celebrada na Avenida Juvêncio Carneiro, no centro da cidade.
Durante a cerimônia, Lucas Ribeiro destacou a relevância do momento para o Alto Sertão paraibano e reafirmou o apoio do Governo do Estado às ações desenvolvidas pela Igreja Católica. “Em nome do governador João Azevêdo, damos as boas-vindas ao novo bispo e reafirmamos nosso compromisso com a missão social da Igreja, tão importante na construção da paz, da solidariedade e da justiça”, afirmou.
Natural da cidade de Esperança, Dom Francisco Gabriel chega à Diocese de Cajazeiras após ter atuado como bispo diocesano na cidade de Campo Maior, no estado do Piauí. Ele foi uma das últimas nomeações do Papa Francisco. Em sua fala, o novo bispo agradeceu a calorosa recepção e enfatizou a missão de conduzir a diocese com união entre povo e clero. “Eu sei da força da Igreja Católica, sei da responsabilidade do bispo diocesano, mas o Papa Francisco nos ensinou que o nosso caminho é senoidal, nós vamos caminhar juntos, o bispo e o povo”, declarou.
Estiveram presentes à cerimônia o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino, o deputado estadual Chico Mendes, além de padres, seminaristas e representantes de diversas paróquias da região.
A agenda pastoral do novo bispo já começa neste domingo (6), com a celebração da primeira missa na Catedral, seguida de encontros com lideranças religiosas e comunitárias nos próximos dias.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.