Educação

Do Sertão à China: Estudante do interior da Paraíba conquista ouro em competição internacional


15/06/2025

Portal WSCOM



O sertanejo Daniel Almeida dos Santos, aluno do Campus Cajazeiras do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), transformou sua trajetória em uma história de superação que agora atravessa continentes. Em maio, Daniel integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de ouro na Huawei ICT Competition, uma das maiores competições de tecnologia do mundo, realizada na China.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Vindos de realidades marcadas por limitações financeiras e desafios agravados pela pandemia, ele e seus colegas mostraram que dedicação, disciplina e acesso à educação pública de qualidade podem levar ao reconhecimento internacional.

Daniel tem 23 anos, possui outros dois irmãos e mora com a família no Sítio Pilões, uma localidade dividida por uma ponte entre as cidades de Triunfo e São João do Rio do Peixe, localidades onde o jovem iniciou os estudos em escolas públicas. A mãe trabalha como cuidadora numa escola infantil e o padrasto é mestre de obras. Durante a pandemia da Covid o jovem ingressou no Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cajazeiras do IFPB. “Mesmo com as aulas suspensas naquela época comecei a me interessar pela área de robótica e inteligência artificial” disse. Desde então o estudante atua em projetos relacionados a IA com os professores Raphael Maciel e Leandro Honorato.

Foi no ambiente acadêmico e nos projetos de pesquisa que o jovem encontrou motivação para seguir em frente. Em 2023 participou pela primeira vez da Huawei ICt Competition. “Naquele ano minha equipe não obteve o resultado esperado, mas decidi tentar novamente. Com o apoio do professor Michel Dias e em parceria com meus colegas Ryan e Kilmer do Campus João Pessoa, conquistamos na edição 2024-2025 o tricampeonato mundial na trilha Cloud (nuvem) e somos tetracampeão na geral” disse.

O reconhecimento por sua trajetória ganhou ainda mais relevância no último dia 28 de maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita ao município de Cachoeira dos Índios, fez questão de cumprimentar pessoalmente o estudante. O gesto do presidente emocionou Daniel e fortaleceu a mensagem que ele representa: de que é possível sonhar alto, mesmo vindo de realidades muitas vezes esquecidas.

“Foi um momento que jamais vou esquecer. Receber o reconhecimento do presidente da República por algo que começou com tanto esforço, dedicação e vontade de aprender é algo que não dá para descrever em palavras. É a prova de que todo sacrifício vale a pena”, disse Daniel, emocionado.

O jovem revela que vai aprofundar suas habilidades em IA e consolidar sua especialização na área. ”Pretendo aplicar todo o aprendizado da competição da Huawei no desenvolvimento de projetos inovadores. Estar no IFPB mudou minha vida, espero que minha conquista motive outros jovens a acreditarem no seu potencial e buscarem uma vaga no Instituto Federal”, destacou Daniel.

O exemplo de Daniel chega em um momento estratégico para o IFPB, que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de cursos superiores em diversos campi do estado. A seleção oferece vagas para quem deseja ingressar no ensino superior público, com cursos reconhecidos nacionalmente e voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Com inscrições gratuitas até o dia 20/06 e diversas opções de cursos nas áreas de tecnologia, educação, saúde, meio ambiente, entre outras, o IFPB reafirma seu compromisso com o acesso à educação de qualidade e com a formação de profissionais preparados para os desafios do mundo atual.

Mais informações sobre o processo seletivo, os cursos disponíveis e os prazos estão disponíveis no site oficial do IFPB: www.ifpb.edu.br.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.