Mais Esporte

Dilma Rousseff é reeleita presidente e tem Olimpíadas do Rio como desafio

Em 2016


27/10/2014

{arquivo}Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo à presidência da República ao superar o candidato da oposição Aécio Neves (PSDB) por 51,64% a 48,36% dos votos, em eleição decidida no segundo turno. A petista, que está no cargo desde 2011, assegurou então o direito de governar o Brasil entre 2015 e 2018, tendo como grande responsabilidade no esporte as Olímpiadas do Rio de Janeiro, que serão realizadas em 2016.

Em seu atual mandato, a presidente participou de inaugurações de estádios, já que esteve à frente do País durante a realização da Copa do Mundo, entre junho e julho deste ano. Em seu programa de governo para o próximo mandato, Dilma enalteceu o torneio de futebol.

“A organização e a realização da Copa do Mundo demonstram que o Brasil está preparado para sediar grandes eventos esportivos, culturais, de integração econômica, ou qualquer outra atividade de mobilização internacional. A Copa das Copas antecipou investimentos urbanos, modernizou nossa infraestrutura esportiva, gerou investimentos em aeroportos e receptivos para o turismo. A realização da Copa do Mundo no Brasil é a vitória política de um país que tem vencido a crise econômica internacional com geração de empregos e distribuição de renda, é a vitória de um país que hoje é respeitado internacionalmente, é vitória da confiança na capacidade do povo brasileiro e a derrota do pessimismo”, cita um trecho do documento.

O programa de governo também demonstra o pensamento da presidente reeleita em relação às Olimpíadas. “Em 2016, sediaremos as Olimpíadas, evento que fará com que, mais uma vez, os olhos do Mundo se voltem para o Brasil. Na área de esportes, este será, certamente, o maior desafio nos próximos anos. Além dos investimentos na organização dos Jogos e na infraestrutura de equipamentos olímpicos, assumimos, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, o desafio de proporcionar condições para que o Brasil figure, em 2016, entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos”, acrescentou.
Dilma Rousseff diz ter um plano para concretizar a expectativa. “Para isto, estamos implementando o Plano Brasil Medalhas 2016 que, com investimentos de R$ 1 bilhão, estimulará 21 modalidades olímpicas e 15 paraolímpicas no ciclo olímpico de 2013 a 2016”, informa o documento, que complementa.
“Garantir a plena execução do Plano Brasil Medalhas será uma de nossas prioridades no próximo mandato. Também daremos continuidade aos investimentos para construção dos Centros de Formação Olímpica em todo o Brasil, inclusive o Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, que será referência para a América Latina e garantirá a nossos atletas paraolímpicos uma infraestrutura de preparação à altura da sua excelência”, prevê.
Nascida em Belo Horizonte, em 14 de dezembro de 1947, Dilma Vana Rousseff sucedeu Luiz Inácio Lula da Silva em 2011 e exercerá o quarto mandato consecutivo do PT na presidência do Brasil.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //