Saúde

Dicas simples protegem família dos germes

Higiene


10/09/2013

 Muitas vezes nos preocupamos tanto com as bactérias e vírus da rua, que esquecemos que nossa casa também pode estar infestada com esses micro-organismos. Portanto é preciso se preocupar com a limpeza correta do nosso lar. Pensando nisso, o Minha Vida realizou, no dia 29/08, um chat com o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido com Dr. Bactéria, para tirar as dúvidas dos internautas sobre o tema. Mas se você perdeu esse bate-papo, não se preocupe! Separamos os melhores momentos e você pode lê-los abaixo. Confira:

Silvania: Devo colocar a roupa que usei no dia para lavar, mesmo estando aparentemente limpa, ou posso usá-la novamente sem lavar?

Dr. Roberto Figueiredo: Sempre lave a roupa após seu uso. Principalmente as roupas novas, aquelas que você acabou de comprar. Mas pode ficar um tempo com ela dentro de casa! Não se esqueça também da bolsa, um dos objetos mais contaminados que existem. Higienize sua bolsa semanalmente, evite colocar no chão, principalmente em festas ou no banheiro, e não a deixe em cima de mesas ou da cama na sua casa.

Lucia de Fátima dos Santos Silva: Devo trocar as roupas de cama diariamente, ou posso usá-las mais dias? Por quanto tempo devo usar o travesseiro?

Dr. Roberto Figueiredo: Pode trocar de três a quatro dias. Nunca arrume a cama na hora que você acorda, arrume pelo menos uma hora depois, pois é preciso deixar o suor da noite secar. Cerca de 25% do peso de um travesseiro com mais de dois anos é constituído por ácaros mortos, vivos e seus dejetos. Troque a cada dois anos e prefira os travesseiros de látex aos de pena de ganso.

Nilda: Gostaria de saber qual a melhor maneira de cuidar dos quartos? Tanto eu como minha filha somos alérgicas.

Dr. Roberto Figueiredo: Evite tapetes tipo carpete; não tenha livros e revistas no quarto; troque seu travesseiro a cada dois anos; troque colchões a cada 7 anos; use para ambos um protetor que seja impermeável por dentro de algodão por fora; cortinas laváveis, tipo persiana; evite bichos de pelúcia; e não tenha no seu quarto umidificador, aumenta em mais de 60% a umidade ambiental, favorecendo ácaros

Luciana: Meu bebê tem seis meses e tudo ele coloca na boca. Devo evitar certos objetos ou todos como chocalho e moradores?

Dr. Roberto Figueiredo: Não seja extremista com seu filho, deixe-o em contato com chão, terra e animais, para ele criar resistência.

Cinthia: Temos bactérias na língua? Quantas vezes devemos escová-la por dia?

Dr. Roberto Figueiredo: Geralmente você carrega dois bilhões de bactérias por gota de saliva, mas elas são do bem! A higienização que é feita dos dentes também tem quer se acompanhada com a limpeza da língua. Use um equipamento próprio.

Simone Teixeira: Doutor, qual é a melhor maneira de guardar a escova de dentes no banheiro?

Dr. Roberto Figueiredo: Guarde as suas escovas num copo com as cerdas para cima e borrife uma solução de gluconato de clorexidina a 0,12%, que pode ser manipulada em farmácias especializadas.

Ana Maria: Doutor, por quanto tempo tenho que lavar as mãos para me livrar das bactérias que transmitem doenças?

Dr. Roberto Figueiredo: O problema não é o tempo, que seria pelo menos 30 segundos. Mas se preocupe mais com frequência: lave mais de oito vezes ao dia e menos de 25 vezes. Se você lavar mais do que isso, aumentam as bactérias, pois a pele da sua mão fica mais exposta.

Lucia de Fátima dos Santos Silva: A esponja para banho deve-se ser usada quanto tempo?

Dr. Roberto Figueiredo: Pode trocar a cada 15 dias, o importante é que cada pessoa tenha sua esponja. Use coloridas para não confundir! Usar uma esponja de outra pessoa é como usar a escova de dentes dela.

Julio: Eu tomo banho na academia todos os dias, posso pegar alguma bactéria do chão do banheiro, já que várias pessoas tomam banho lá também?

Dr. Roberto Figueiredo: Principalmente se por acaso nesse chão tiver aquelas esquadrias nojentas de plástico, que devem ser retiradas. Deixe o piso liso e tome banho de chinelo de dedo.

Como as pessoas podem evitar a bactéria que causa gastrite H. pylori?

Roberto Figueiredo, o dr. Bactéria, ensina como proteger sua família dos germes
Dr. Roberto Figueiredo: Essa bactéria é transmitida por saliva. Evite o contato com louças utilizadas por outras pessoas, compartilhar alimentos, também evite beijar filho na boca e no início de sintomas procure um gastroenterologista.

Lucia de Fátima dos Santos Silva: Devo usar mais de um pano de prato por dia para enxugar as louças?

Dr. Roberto Figueiredo: Um pano de prato depois de úmido tem cerca de um milhão de bactérias a mais que um tampo de vaso sanitário de um banheiro público! Depois de úmido, troque.

Jussara Amancio de Paula Silva: Como se faz higienização da tábua de madeira utilizada para cortar a carne?

Dr. Roberto Figueiredo: Use materiais de plástico e prepare uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária por litro de água. Depois da limpeza, jogue essa solução. Quando a tábua de plástico estiver muito riscada e amarelada, jogue fora.

Tereza: Costumo lavar os ovos com esponja macia, reservada para alimentos, e secá-los – antes de colocar na geladeira. Está correto?

Dr. Roberto Figueiredo: Tereza, não está correto. Nunca lave os ovos, isso faz com que as bactérias da casca passem para a clara e durem por mais tempo. Coloque direto na geladeira e nunca coma ovos crus ou semicrus.

Maria Conceição: Mesa do trabalho pode conter bactéria? O que devemos fazer para evitá-las?

Dr. Roberto Figueiredo: Sim, pode conter. Evite comer ao lado de computadores, higienize seu computador semanalmente com álcool isopropílico e um secador de cabelo e lave as mãos após utilizar os aparelhos.

Mônica: Como devo higienizar meu aparelho celular?

Dr. Roberto Figueiredo: Um celular chega a ter mais germes do que a sola de um sapato! Por isso, semanalmente, passe no aparelho um lenço de papel umedecido com álcool isopropílico. Só cuidado para não encharcar.

João Pereira de Brito: O chaveiro do carro e de casa é um dos maiores portadores de bactérias? Por quê?

Dr. Roberto Figueiredo: Tudo que é muito manipulado por nós leva bactérias, inclusive o chaveiro. Após o uso do objeto, basta lavar as mãos com água e sabão antes de brincar com seus filhos, comer e etc…



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //