Economia & Negócios

Dia Nacional do Turismo: Gastronomia paraibana atrai turistas

Potencialidades


02/03/2015

Comemorado hoje, 2, o Dia Nacional do Turismo é um reflexo da atividade turística em todo o país. Os atrativos turísticos de um local variam desde as belezas naturais, pontos históricos, até mesmo a gastronomia. Este aspecto, por sinal, tem sido um dos principais fatores que trazem os turistas para conhecer os estados do Nordeste, incluindo a Paraíba.

Na Paraíba, a movimentação turística tem expandido e de acordo com dados divulgados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), no final de 2014, entre dezembro do ano passado e março de 2015, a Paraíba deve receber 1 milhão de turistas. Esses números equivalem a um aumento de 5% em relação ao mesmo período no ano anterior.

De acordo com o presidente interino da Abrasel na Paraíba, Paulo Amaral, esses números refletem diretamente nos estabelecimentos de alimentação fora do lar. As belezas do estado são inegáveis, mas a culinária local tem pratos inusitados que geram a curiosidade e o desejo dos turistas em desfrutar de cada detalhe.

“A gastronomia faz parte do contexto turístico e a cada dia a culinária de João Pessoa está mais aguçada. Temos chefes, cursos de graduação e pós-graduação na área, que são responsáveis por oferecer mão de obra especializada, o que atrai os turistas e desperta neles o desejo de conhecê-la. Mas, além desses também temos restaurantes refinados e de culinária internacional, como os de comida italiana e portuguesa, que também atraem os turistas”, afirma o presidente interino.

Um dos exemplos é o restaurante Tasca da Esquina – presente em São Paulo e Lisboa – que, além de se beneficiar da quantidade de pessoas que vêm à cidade e ao Estado, também os eleva a outro patamar. Assim como já aconteceu no concorrido mercado paulistano de gastronomia, onde a Tasca da Esquina se tornou uma referência em culinária lusitana, a casa de João Pessoa coloca a cidade no seleto circuito dos grandes restaurantes de classe mundial.

 

Pólos Gastronômicos

Como forma de incentivar do desenvolvimento do turismo gastronômico, a Abrasel Nacional desenvolveu o projeto Cidade Viva, para valorizar pólos gastronômicos dos estados. A ideia é que os locais onde tenham grande concentração de estabelecimentos de alimentação fora do lar sejam preparados para receber um maior número de consumidores. Na Paraíba, a proposta foi debatida em uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa em novembro de 2014.

 

Litoral Norte também avança no turismo

Com várias praias paradisíacas, o Litoral Norte também virou um destino disputado entre os visitantes. Tendo Cabedelo e Lucena como os municípios mais movimentados, a região espera ainda mais para os próximos anos. Isso acontece devido à construção da ponte que liga as duas cidades, que, além de facilitar o deslocamento, também vai estimular investimentos em diversos setores, como o da gastronomia, e desenvolvimento da infraestrutura para receber cada vez mais turistas. “É um importante projeto para o desenvolvimento do turismo, entre outros setores, pois o trajeto será encurtado e realizado em menos tempo, o que, consequentemente, aumentará a movimentação de turistas, sobretudo durante o verão”, explica Selmo Lima, presidente da Associação Amigos do Litoral Norte.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.