Educação

Dia Mundial da Alfabetização: Projeto leva educação aos canteiros de obras no horário do expediente

Programa que combate o analfabetismo também desenvolveu Podcast com alunos na Paraíba


08/09/2023

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM



O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, reforça a importância da promoção da educação básica e o combate ao analfabetismo no Brasil, destacando ações que estimulem a educação. Na Paraíba, um dos projetos de destaque é o programa “Escola Nota 10” que tem sido um agente transformador na educação dos trabalhadores dos canteiros de obras em todo o país. Com uma trajetória que já formou mais de 4.800 alunos em uma década, o programa visa proporcionar acesso à alfabetização e capacitação para colaboradores da empresa que enfrentam desafios educacionais.

“Enxergamos no ‘Escola Nota 10’ o exemplo de como as companhias devem dar importância contínua de reconhecer a alfabetização básica. A MRV instituiu a meta de ter 100% dos trabalhadores nos canteiros de obras alfabetizados. No último ano foram 299 alunos alfabetizados em 34 escolas implantadas, com investimento de R$ 550 mil”, conta Raphael Lafetá, diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade do Grupo MRV&CO.

 

 

 

Podcast na Paraíba

A iniciativa também tem gerado histórias inspiradoras de progresso e superação.  Trabalhadores, que previamente não tiveram acesso à educação formal, encontraram no programa a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para aprimorar suas vidas. Um dos frutos gerados pelo projeto foi a criação de espaços para discussões sociais, como é o caso do Podcast Escola Almagre (https://open.spotify.com/show/0J3QEB1neXC4JxDHOVMDhD?si=uE7-lnm6SMawW7OvpRGOTQ ), que surgiu em março de 2023 como projeto final da primeira turma do Escola Nota 10 no empreendimento Reserva Almagre, em Cabedelo (PB). Mesmo após a conclusão do curso, o projeto se tornou um produto fixo, desenvolvido pelo professor José Luiz Morais e os alunos Roberto Geraldo, Daniel Cardoso, Wellington Fortunato e Antonio da Silva. Nele, os estudantes abordam temas como suas vivências e aprendizagens na obra, preconceito, discriminação e racismo na ótica dos trabalhadores da construção civil, educação financeira, novas tecnologias, cidadania no canteiro de obras, entre outros temas.

Ao investir na formação dos colaboradores, a empresa não apenas contribui para o crescimento profissional desses indivíduos, mas também inspira um diálogo mais amplo sobre o impacto positivo da educação no setor empresarial e o papel das empresas na vida da comunidade ao seu redor, que geram retornos consideráveis não só aos colaboradores como para a sociedade. “Mais do que uma simples celebração, a data proporciona uma oportunidade fundamental para ressaltar como a educação é crucial para o desenvolvimento pessoal e social, além do papel ativo que as empresas podem desempenhar na promoção da educação e alfabetização em suas comunidades”, conclui o executivo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //