Economia

Dia dos pais: comércio prepara estoques e descontos para clientes que pretendem presentear genitores


03/08/2023

Comércio de João Pessoa (Foto: reprodução)

A União



Com a chegada do mês de agosto, os lojistas se preparam para impulsionar as vendas com a comemoração do Dia dos Pais. A estimativa da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), é que a data proporcione um crescimento de 5% a 6%, em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a entidade, os produtos mais vendidos na época são calçados, peças de vestuário, relógios e eletroeletrônicos.

Segundo o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, já há uma maior movimentação nas lojas. “O comércio está preparado com uma variedade grande de produtos, financiamentos e descontos para atender bem o consumidor paraibano”. Ele justifica as expectativas positivas sobre o aumento das vendas em razão do momento em que o país passa com uma inflação baixa. O contexto econômico do Brasil ainda conta com leve redução do desemprego.

Segundo o economista Horácio Forte, nos últimos anos, o consumidor tem mudado os hábitos de consumo, comprando produtos mais baratos, mas em maior quantidade, para poder presentear não só o pai, mas o avô, o tio e outros familiares. “A média dos presentes varia de R$ 50 a R$ 100”, indica o presidente da Horácio Forte Educação Executiva, associada à Fundação Dom Cabral (FDC), na Paraíba e em Pernambuco.

Para ele, a pandemia de Covid-19 reforçou o apelo emocional da data, fazendo com que as pessoas dessem mais importância a momentos e datas comemorativas. Depois da queda de 8,8% em 2020, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) cresceu 16,5%, em 2021, e 11,7%, em 2022. No ano passado, o Nordeste foi a segunda região com a maior alta na compra de itens, com destaque para os segmentos de cosméticos e higiene pessoal, óticas e joalherias, vestuário, livrarias e papelarias, e varejo alimentício especializado.

Ampliação das vendas

O investimento na divulgação dos produtos, inclusive nas redes sociais, dar atenção ao atendimento e preparar sugestões de presentes personalizados podem ampliar as vendas para o Dia dos Pais, avalia a gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), agência de Guarabira, Jacy Viana.

“A pessoa pode montar uma carteira com cinto ou uma camisa com gravata. Vai depender do perfil do pai a ser presenteado. Isso, no atendimento, é possível descobrir e sugerir as dicas”, ensina. No caso dos pequenos negócios no ramo de alimentação, é possível ofertar cestas especiais, almoços, jantares ou até mesmo um vale-presente. “Essas também são opções para alavancar as vendas e fidelizar clientes, oferecer descontos ou cortesias”, acrescenta.

A empreendedora Fabíola Barros está trabalhando em kits personalizados, com camisetas para o pai e body para o filho, por exemplo, canecas com mensagens e imagens alusivas à data. Ela afirma que há presentes para todos os públicos e bolsos. “Sempre pensamos em alguma forma de fazer parte, com impacto, de momentos especiais. Por incrível que pareça, para a linha de personalizados, o Dia dos Pais é um dos mais fortes”, comenta. Para o economista Horácio Forte é necessário “ter publicidade, afinal, vai vender mais quem falar com mais pessoas”.



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