Paraíba
Dia dos Pais: Cemitérios públicos de João Pessoa recebem famílias para homenagens
A programação contou com missas nos principais cemitérios da cidade, e o clima foi de emoção, saudade e fé.
10/08/2025

(Foto: Divulgação/Quel Valentim/Secom-JP)
Portal WSCOM
Neste domingo (10), em que é celebrado o Dia dos Pais, os cemitérios públicos de João Pessoa abriram suas portas das 6h às 17h para receber famílias que foram prestar homenagens aos pais falecidos. O clima foi de emoção, saudade e fé, com celebrações religiosas e ações especiais para acolher os visitantes.
A programação contou com missas nos principais cemitérios da cidade. No Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, a celebração começou às 9h, presidida pelo Padre Manoel Natalino Marques. Já no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, a missa teve início às 9h30, conduzida pelo Padre Mário Costa Silva. Também estiveram abertos para visitação os cemitérios São José, Cristo Redentor e Penha.




A comerciante Maria de Fátima Souza, de 74 anos, desde criança vende flores na entrada do Cemitério Senhor da Boa Sentença. Hoje, a atividade se tornou tradição familiar, com filhos e netos ajudando. “A movimentação começou mais tarde esse ano, mas depois das 9h aumentou por causa da missa. Deus ajudou e não choveu. Trouxemos vasos prontos e flores avulsas para as pessoas montarem os buquês”, contou.




Para receber os visitantes, a equipe de manutenção e paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizou um esforço concentrado de revitalização e zeladoria. Os serviços, que começaram no final de julho, incluíram limpeza, manutenção e organização dos espaços, concluídos nos dias que antecederam a data.












A segurança também foi reforçada. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) atuaram para garantir tranquilidade durante todo o dia. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes oferecendo aferição de pressão e vacinas contra Influenza, Covid-19 e Hepatite B.
Outro registro foi o de José Walter Dias e Gezira Rique, filho e mãe, que visitaram parentes sepultados no Boa Sentença. “Hoje é um dia de reflexão, saudades e de lembrar as boas histórias que tivemos com nossos pais queridos”, disse Gezira.
Claudio Antônio também compartilhou sua emoção neste domingo, Dia dos Pais. Quando se perde um ente querido é muito difícil esquecer. Eu não esqueço do meu pai, então é por isso que eu venho sempre ao cemitério para visitar o seu túmulo . Quando é Dia das Mães eu venho também porque minha mãe também está enterrada no mesmo jazigo”, relatou.
Com orações, lembranças e gestos de carinho, o Dia dos Pais nos cemitérios da Capital foi marcado por reencontros com a memória, respeito e afeto, transformando a data em um momento de renovação da fé e da saudade.

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.