Economia
Dia dos Namorados aquece o comércio nordestino com vendas personalizadas e experiências afetivas
Com ticket médio entre R$ 101 e R$ 300, comércio nordestino aposta em presentes simbólicos, combos afetivos e marketing sensível para conquistar consumidores apaixonados.
12/06/2025

(Foto: Reprodução)
Anna Barros
No dia 12 de junho, o amor paira no ar e o dinheiro movimenta o comércio. A data, que foi criada em 1948 em pelo publicitário João Dória, como uma estratégia de marketing para movimentar o comércio em um dos meses mais fracos do ano.
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De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), a criação da data foi um pedido de um lojista que queria melhorar o faturamento. Estrategicamente, o dia 12 de junho antecede o dia do santo casamenteiro, Santo Antônio.
Na Região Nordeste, o comércio em 2025 deve ter um bom desempenho, com 50% dos consumidores pretendendo presentear os seus parceiros. Além disso, o ticket médio dos presentes deve ficar entre R$ 101 e R$ 300. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Serasa.
Dos consumidores nordestinos que vão presentear neste ano, 75% compraram presentes em 2024, estes pretendem gastar o mesmo valor. Outros 28% pretendem reduzir os gastos e 23% querem aumentar o valor investido.
Presentes mais desejados
A pesquisa também revelou que entre os presentes mais desejados entre os nordestinos lideram:
- Roupas – 37%
- Perfumes – 35%
- Itens Simbólicos – 16%
- Chocolates – 16%
Os dois últimos são algumas das apostas da loja Linelli Presentes, de Campina Grande, que foi fundada há 10 anos pelas sócias Janielle Marinho e Jacqueline Marinho. Em entrevista ao Portal WSCOM, Janielle afirmou que o principal diferencial do empreendimento são os itens personalizados.

Além disso, em relação ao faturamento comum do empreendimento, a semana do Dia dos Namorados representa um aumento de 30% no número de vendas. Esse também é o percentual que a empresária especula que haja um crescimento em relação ao mesmo período de 2023 e 2024.
E para impulsionar ainda mais as vendas, as empresárias apostam em estratégias de marketing digital e combos pré-selecionados pela loja para facilitar na hora presentear a pessoa amada.
“Usamos o Marketing como direcionamento estratégico para o sentimento real das pessoas para que elas possam se identificar. Usamos como principal estratégia os kits já selecionados, além de presentes na compra acima de R$150,00”, contou.
Já na capital paraibana, a Bia Victória, uma das CEO do Café Jardim e do Belo Jardim, também se prepara para um dia movimentado nas vendas dos empreendimentos. O Café Jardim é uma cafeteria localizada dentro da Belo Jardim, uma floricultura especializada em arranjos especiais.

Para Bia, o Dia dos Namorados representa o terceiro maior dia de vendas, impactando diretamente no faturamento da floricultura e da confeitaria. E, para cativar ainda mais os clientes na data, ambos estabelecimentos optaram por detalhes que impactam na experiência dos consumidores.
“Bilhetes personalizados para a floricultura e na cafeteria reservas de mesa com um brinde de botão de rosa para quem reservou”, disse Bia. A reserva, segundo ela, foi uma estratégia recente e implementada 5 dias antes da data.
“Agregamos as flores as vendas do café e quem vai no café, compra flores. Clientes também fizeram reserva de mesa e aproveitaram para comprar buquê. Um completa a experiência do outro”, continuou a empresária.
Em relação às vendas, a expectativa é que o ticket médio da data avance significativamente em relação aos últimos dois anos. “Antes éramos apenas flora, incrementamos a floricultura em 2024 e dia como esses passaram a vender mais”, concluiu.
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