Cultura

Dia do Nordestino: 3 filmes para celebrar o nordeste brasileiro


08/10/2024

Matheus Nachtergaele e Selton Mello em "O Auto da Compadecida 2" (Foto: Laura Campanella)

Anna Barros/ Portal WSCOM

Nesta quarta-feira (8) comemora-se o Dia do Nordestino. A região Nordeste, embora seja repleta de pluralidades culturais, sociais, geográficas e econômicas, muitas vezes é atrelada somente aos estereótipos midiáticos que não são capazes de representar a grandeza nordestina. Por isso, o Portal WSCOM fez uma seleção de 3 filmes com produtores, diretores ou atores nordestinos para celebrar essa data.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A escolha do dia 8 de outubro foi feita para homenagear o poeta popular, cantor e compositor Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré. O artista nasceu na cidade de Assaré, interior do Ceará, no ano de 1909. Devido ao seu impacto na cultura nordestina, a data de seu nascimento foi escolhida para ser criada a lei municipal da cidade de São Paulo, mas que posteriormente fosse espalhada por todo Brasil.

Aquarius

Aquarius (2016) é protagonizado pela atriz Sônia Braga e dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. A trama, que se passa em Recife, acompanha uma jornalista aposentada na luta contra o assédio de uma construtora que pretende demolir o edifício em que passou toda a sua vida.

Pacarrete

Pacarrete (2020) é estrelado pela atriz paraibana Marcélia Cartaxo e dirigido por Allan Deberton. Allan, inclusive, é da mesma cidade onde toda história acontece: Russas, cidade do interior do Ceará. Em meio a uma cidade calma, Pacarrete é uma bailarina aposentada e cheia de energia que se recusa a ficar longe dos palcos. A todo momento a artista é desacreditada, mas ela tem em mente se apresentar no palco principal da festa que comemora o aniversário da cidade.

O Auto da Compadecida 2

Embora O Auto da Compadecida (2000) dispense apresentações, sua indicação é válida em todas as épocas. O filme é uma adaptação do livro que leva o mesmo nome, escrito pelo romancista paraibano Ariano Suassuna. Neste ano, a obra terá uma continuação que tem o dia 25 de dezembro como data de estreia. Para a alegria dos fãs, os amigos João Grilo e Chicó vão se reencontrar após 25 anos para mais aventuras, em Taperoá, município paraibano.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.