Economia & Negócios

Dia das Mães: empreendedores paraibanos têm altas expectativas de lucro para o feriado


10/05/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros/ Paulo Nascimento



O Dia das Mães é um dos feriados mais lucrativos para os empreendedores de todo o país. E, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a data deve movimentar mais de R$ 37 bilhões. Na Paraíba, as expectativas também estão altas, desde o setor gastronômico até o de presentes.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

No ano passado, o Instituto de Planejamento, Estatísticas e Desenvolvimento da Fecomércio Paraíba (Indep) divulgou que 76,14% dos paraibanos pretendiam presentear no dia das mães, gerando uma movimentação significativa para o comércio.

Expectativa dos comerciantes

Para compreender as expectativas dos comerciantes paraibanos, o Portal WSCOM conversou com o chef Marcílio Cavalcante, dono do restaurante Al’mar Cucina, que foi inaugurado no segundo semestre de 2024. Esse será o primeiro ano do restaurante em funcionamento no dia das mães.

Segundo Marcílio, tanto a equipe quanto o pré preparo do estabelecimento estão sendo reforçados com a expectativa do feriado. “Dois dias do ano que o retorno é garantido porque falta restaurante: Dia das Mães e Dia dos Namorados. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.

Por outro lado, Aline Madruga, proprietária da floricultura Flores e Formas, o estabelecimento já nota um comportamento específico dos clientes: deixam para comprar em cima da hora. Além disso, a loja está investindo em campanhas de marketing e espera que haja um crescimento de 8% no faturamento em relação ao ano anterior.

Confira os demais dados de 2024

  • Locais de Compras Preferidos
  • Shopping centers lideram com 53,73% das preferências.
  • Lojas do Centro de João Pessoa: 32,54%.
  • E-commerce: 21,79%.

Motivos para Escolha do Local de Compra

  • Preços melhores: 57,61%.
  • Conforto do estabelecimento: 39,70%.
  • Qualidade do produto: 22,09%.
  • Atendimento: 18,51%.
  • Variedade de produtos: 17,01%.
  • Promoções: 16,42%.

Comportamento na Compra

  • 52,24% pesquisaram preços antes de comprar.
  • 51,04% consideraram o desejo da mãe.
  • 9,85% optaram por presentes mais baratos.
  • 7,16% dividiram o custo com familiares.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.