Paraíba
Destaque: Paraíba mantém nota de mais alto grau de investimento da agência S&P Global Ratings
24/04/2025

(Foto: reprodução)
Portal WSCOM
A nota de classificação (rating) da Paraíba se manteve como a de mais alto grau de investimento, pela agência internacional de classificação de risco Standand & Poor’s (S&P). A nota “brAAA” da S&P indica um risco de crédito praticamente nulo e refletindo a excelente capacidade do Estado de honrar as suas obrigações financeiras, além de ser um sinal positivo para atrair mais investimentos e novos negócios, sendo a mais alta que a agência atribui a um estado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com base no relatório publicado pela S&P Global Ratings, publicado nessa quarta-feira (23), são colocados como destaques do Estado da Paraíba o forte desempenho fiscal que ampara os “substanciais de caixa e os baixos níveis de dívida; a administração financeira que prioriza a disciplina fiscal e o desenvolvimento econômico; e também que a prudente execução das políticas do estado continuará gerando fortes reservas de liquidez”.
INDICADORES CONSISTENTES – Segundo ainda o relatório, “nos últimos cinco anos, a Paraíba reportou superávits operacionais excepcionalmente altos, de cerca de 15% das receitas operacionais”. Além disso, o documento também aponta que a estrutura de gastos do Estado melhorou nos últimos cinco anos. “O capex vem aumentando sua participação nos gastos totais desde a pandemia, em linha com os ambiciosos planos de infraestrutura do estado. Esperamos que o capex atinja 13,5% do gasto total até 2027, versus 9,7% do gasto total em 2021”, afirma.
MARIALVO AVALIA NOTA DA PARAÍBA – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que o “rating” do Estado da Paraíba, ou seja, a classificação ou avaliação do risco de crédito dada, por uma das maiores agências de classificação de risco do mundo que é a Standard & Poor’s, é a de mais alto grau de investimento, o chamado triplo A (brAAA). Isso quer dizer que além do Governo da Paraíba ter capacidade de honrar as suas obrigações financeiras integralmente e no prazo determinado, esse índice de classificação é usado por diversos investidores como parâmetro para avaliar os riscos de investir em determinado País, Estado ou Cidade.
Neste aspecto, a Paraíba, com grau mais alto de investimento, se credencia para receber investidores e investimentos com segurança, bem como tomar empréstimo como taxas mais atraentes em instituições financeiras internacionais para continuar ampliando os investimentos em obras estruturantes, mas também em modernização da gestão do Estado para continuar dando saltos de desenvolvimento”, explicou.
CULTURA DE GESTÃO FISCAL EQUILIBRADA – Para Marialvo Laureano, a Paraíba tem se consolidado como um Estado que obtém excelentes notas de avaliação, anualmente, em diferentes índices voltados à gestão fiscal, porque o Governo João Azevêdo instituiu desde o ano de 2019 “uma cultura de gestão fiscal equilibrada, trabalhando fortemente para melhorar os indicadores como receita, despesa, orçamento e gasto público, que elevaram as notas máximas da Paraíba tanto na Capacidade de Pagamento (CAPAG A), da STN, como também da agência internacional que mede risco como a da Stadard & Poor’s (Triplo A). Dessa forma, elevamos o conceito do Estado da Paraíba para excelentes notas de avaliação em diferentes índices voltados à gestão fiscal”, apontou.
MAIS QUE ALCANÇAR É MANTER NOTA – Segundo o titular da Fazenda Estadual mais do que alcançar a nota máxima nessas duas instituições independentes como a STN e a Standard & Poor’s, o mais difícil é manter no topo o Estado por quatro anos seguidos esses indicadores.
“Ao manter mais um ano a nota de “triplo A” (br AAA) da S&P Global Ratings isso quer dizer que os indicadores como perfil de crédito individual, a economia, o desempenho orçamentário, a liquidez e a dívida registraram mais uma vez a média de mais alto grau de investimento de um ente subnacional. A mesma nota de avaliação foi com a STN no final do ano passado, que obtivemos a “CAPAG A” (Capacidade de Pagamento), maior nota, pelo quarto ano consecutivo. Na STN, somos o único Estado do Nordeste a alcançar esse feito,” frisou.
BENEFÍCIOS DA GESTÃO FISCAL EQUILIBRADA – O secretário da Sefaz-PB finalizou apontando os benefícios de manter uma gestão fiscal de um Estado equilibrada e com repetição a cada ano da nota máxima das instituições avaliadoras.
“Além de atrair mais investidores, melhorar o ambiente do Estado para novos negócios e alcançar indicadores econômicos positivos como PIB, renda, consumo, varejo e geração de emprego e renda e a menor taxa de desemprego da década, a gestão fiscal trouxe ainda um elemento muito importante para o Governo: o aumento da capacidade de investimento recorde do Estado com recursos próprios. Elevamos em mais 300% nos últimos seis anos os recursos públicos destinados aos investimentos, transformando o Estado em um verdadeiro canteiro de obras, tanto em obras estruturantes (estradas, adutoras, porto, aeroportos, pontes e viadutos), mas também em políticas públicas novas relevantes, como foram os programas de saúde voltados à cardiologia (Coração Paraibano); do combate ao câncer, em zerar a fila de cirurgias e construção de novos hospitais, sem falar das políticas sociais voltados à segurança alimentar (Tá na Mesa e Restaurante Popular)”, enumerou Marialvo.
SOBRE A STANDAND & POOR’S – A agência Standard & Poor’s, uma das maiores agências de rating internacional, classifica todos os países do mundo, governos e as empresas mais relevantes em um sistema de notas que vai de D a AAA. A graduação mais baixa é a D, que está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo. As notas do grupo de investimento começam com a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+ a qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA. No caso da nota da Paraíba, está no grupo de maior grau de investimento, que é o do triplo A (brAAA).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.