Futebol

Destaque na Euro 2012, Dzagoev chega ao Brasil como principal aposta da Rússia

Da Rússia


28/03/2014

 Alan Dzagoev, meia de 23 anos do CSKA Moscou jogará em 2014 a sua primeira Copa do Mundo. Ele desembarca no Brasil dois anos depois de encantar a Europa no segundo mais importante torneio de seleções do mundo. Marcou três gols em três jogos na fase de grupos da Euro na Polônia e na Ucrânia e ainda que a Rússia não tenha avançado, ele deixou uma ótima impressão.

Fabio Capello não era o técnico da seleção russa naquela ocasião. Mas tanto ele como seu antecessor, o holandês Dirk Advocaat, não abriram mão do meia habilidoso na montagem do time que volta a uma Copa do Mundo depois de 12 anos. A toda janela de transferências Dzagoev tem seu nome especulado por um grande clube europeu. O último foi o Chelsea, que preferiu Willian no início desta temporada.

Na Euro de 2012 a Rússia somou quatro pontos em três jogos contra República Checa, Polônia e Grécia. Goleou os checos por 4 a 1, com dois gols de Dzagoev e empatou com os poloneses em 1 a 1, com outro gol do meia. A derrota para a Grécia por 1 a 0 frustrou os russos, mas não diminuiu o feito de Dzagoev.

Mesmo eliminado na primeira fase ele terminou a Eurocopa como artilheiro. Com seus três gols dividiu o posto com Fernando Torres, Mandzukic, Cristiano Ronaldo, Balotelli e Mario Gomez. "Alan é um jogador muito esperto e com a habilidade de dar um passe e prolongar uma jogada", disse Guus Hiddink, técnico da Rússia entre 2006 e 2010.

Com Capello, Dzagoev não teve sua condição de "intocável" mantida a partir de agosto de 2012, quando o italiano assumiu. Ele jogou em apenas quatro das oito partidas que a Rússia disputou nas eliminatórias para a Copa e não marcou nenhum gol. A classificação foi obtida de forma direta no grupo em que Portugal acabou indo para a repescagem.

Em 2013, apesar da boa performance na Euro, Capello preferiu fazer testes com outros jogadores e Dzagoev atuou apenas duas vezes em 2013. Ele se machucou e ficou sem jogar entre setembro e novembro. Já no início de 2014, no único amistoso da Rússia na data Fifa em 5 de março, Dzagoev começou no banco, mas jogou todo o segundo tempo do amistoso contra a Armênia. Segundo Capello seu desempenho foi satisfatório.

Grupo H

No Brasil a Rússia terá um grupo acessível para tentar avançar à segunda fase. Está ao lado de Bélgica, Coreia do Sul e Argélia. Em novembro, contra os asiáticos, venceu amistoso por 2 a 1. Os belgas são favoritos na chave e a disputa pela outra vaga no grupo deve ficar entre russos e coreanos. A Rússia estreia contra a Argélia, dia 17 de junho, em Belo Horizonte. Depois enfrenta a Bélgica no Rio, dia 22, e fecha sua participação na fase de grupos contra a Argélia no dia 26 em Curitiba.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //