Notícias

Deslizamento de barreira ao lado do Santuário da Guia causa preocupação e cobrança por soluções em Lucena


17/08/2025



A região metropolitana de João Pessoa foi atingida por fortes chuvas durante a sexta-feira e o último sábado (16). A cidade de Lucena foi uma das atingidas pelo alto volume pluviométrico ao longo das 48 horas. Um dos sinais mais visíveis do impacto causado pela chuva no município foi o deslizamento da barreira ao lado da igreja de Nossa Senhora da Guia, importante sítio histórico.

Conforme historiadores, o primeiro registro de construção de um templo religioso no local data que em 1951, os frades carmelitas residentes na Paraíba construíram uma capela no alto da mesma colina em que hoje fica o templo que é uma das principais representações do barroco tropical no litoral paraibano. O prédio atual teve sua construção iniciada em 1730 e traz elementos únicos como a fachada talhada em pedra calcária, assim como o altar-mor.

Após o deslizamento da barreira ao lado da igreja, que agora está a poucos metros do precipício, há um grande temor por parte da população de Lucena, como também das autoridades da cidade para garantir meios de preservar a estrutura do templo.

Medidas paliativas

Após a Arquidiocese da Paraíba comunicar ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba, membros das secretarias de Infraestrutura e de Turismo da Prefeitura de Lucena também estiveram no local. Lonas foram instaladas no local, de forma paliativa, em virtude da instabilidade da área e das chuvas que caíam sobre a grande João Pessoa ao longo dos últimos dois dias.

Assim que as condições climáticas no local permitirem, uma avaliação técnica será realizada pelas equipes de engenharia e meio-ambiente para se definir a melhor solução para o local.

Por meio de nota, a Arquidiocese da Paraíba esclareceu que já havia solicitado vistoria do local ao IPHAN em julho de 2021. “Como medida urgente, foi providenciada a cobertura da área afetada com lonas e programada uma reunião urgente para definir futuras ações de preservação”, afirma a cúria por meio do documento.

Cobrança

“É hora de todos somarmos forças para preservar a história, além de buscarmos recursos, para a recuperação dos danos causados pelas chuvas. O momento agora é de verificar os estragos causados pelas chuvas e em seguida, todo mundo junto, recuperar o maior patrimônio cultural e histórico da cidade de Lucena”, afirmou o suplente de vereador de Lucena Roberto Refrigeração.

O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo Casteliano, também falou sobre a importância de que a sociedade civil e o poder público, através de suas mais diversas esferas, somem força para garantir que Paraíba não corra o risco de perder um dos seus mais importantes patrimônios históricos e artísticos localizados no litoral do estado.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.