Paraíba
Desembargadora Fátima Maranhão comenta participação de idosos nas Eleições; PB tem 547 eleitores com 100 anos ou mais
Trinta e oito eleitoras e eleitores com mais de cem anos de idade votaram no primeiro turno das Eleições Gerais 2022 na Paraíba, ainda que não tivessem essa obrigação
26/10/2022
Portal WSCOM
A Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, faculta o voto para maiores de 70 anos de idade, para os adolescentes com 16 e 17 anos idade, e para os analfabetos. Na prática, estes cidadãos podem votar, mas não são obrigados por lei. Em caso de não comparecimento às urnas, essas pessoas não precisam justificar sua ausência à Justiça.
Na Paraíba, o número de 547 corresponde ao eleitorado com 100 anos de idade ou mais. Desse número, 38 compareceram às urnas no 1º turno; os dois mais velhos desse grupo residem nos municípios de Natuba e Guarabira, nesta ordem, ambos com 112 anos de idade.
Diante desses dados, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), comentou: “Nós percebemos que a população cresce, e cresce junto, o número de pessoas idosas. Verifica-se, segundo dados do IBGE, que a medida que a faixa etária cresce, a capacidade laborativa também aumenta em relação à idade; antes uma pessoa com 50 anos, era considerada uma pessoa idosa, hoje passa para 60 anos de idade e há projeto que considera a pessoa idosa com mais de 70 anos de idade; verifica-se a ampla capacidade das pessoas com 60, 70, 80, 90 e 100 anos de idade de gerir seus bens, sua própria vida, e a prova maior dessa estatística e dessa qualidade de vida e longevidade ocorreu, agora, nas eleições. Na Paraíba, por exemplo, foram encontradas 38 pessoas com mais de 100 anos de idade que exerceram seu direito de voto”.
A vice-presidente e corregedora do TRE, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, concluiu, convidando o eleitorado de mais idade a votar nesse 2º turno: “Significa dizer que as pessoas com 100 anos de idade ou mais, são ativas, celebram a vida; o que é um marco muito importante para que continuemos a crer no amanhã, a termos mais esperança no futuro, e esses que votaram no primeiro turno são convidados a virem novamente às urnas, participando deste revelante processo democrático”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.