Saúde

Desembargador Cid Marconi e representantes da Anvisa visitam a associação Abrace


03/03/2021

Na imagem, o desembargador federal Cid Marconi, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). (Foto: Reprodução)

Cristiane Cavalcante/Portal WSCOM



O desembargador federal Cid Marconi, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que suspendeu a permissão que a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace) tinha de cultivar maconha com fins medicinais, esteve hoje (3) em João Pessoa, na companhia de representantes da Agência Nacional de Vigilância sanitária (ANVISA) e do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) para conhecer a instituição.

A visita contou ainda com a participação de integrantes da Polícia Federal, da Procuradoria Federal, Defensoria Pública da União e membros da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).

A vinda do desembargador e da ANVISA à sede da Abrace traz esperança aos associados e todos os que fazem parte da instituição, pois é esperado mais sensibilidade da Justiça Federal e da ANVISA no tocante a autorização de funcionamento da associação, para que a produção do óleo de canabidiol não pare e as famílias não sejam desassistidas. De acordo com a Abrace, a autorização foi solicitada em 2017.

 

Anvisa pede à Justiça suspensão liminar que assegura produção de óleos medicinais de cannabis da Abrace - Sechat
(Foto: Reprodução/Abrace)

A expectativa é de que, após a visita, conhecendo o processo de produção dos medicamentos a base de cannabis medicinal e extinguindo qualquer tipo de preconceito ou dúvida sobre a seriedade do trabalho e sobre o impacto dos medicamentos na vida de quem precisa, o desembargador federal Cid Marconi e o TRF5 recomendem a ANVISA que seja mais rápida na emissão de autorização oficial para produção dos medicamentos.

De acordo com Pedro Cunha Lima, “A Abrace Esperança é uma instituição muito séria, que faz um trabalho que chega ao Brasil inteiro. Estamos acompanhado o processo no Tribunal Regional Federal, e nesse processo existiria um risco da associação parar de funcionar, mas com uma construção que tivemos hoje com a visita do desembargador Cid Marconi à Abrace, nós tivemos uma esperança reforçada. Haverá controles e correções, claro, mas a Abrace não vai parar”, afirmou o parlamentar, que é membro da comissão especial da Câmara dos Deputados para regulamentação de medicamentos formulados com Cannabis.

Confira o depoimento do deputado federal Pedro Cunha Lima:

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.