Política

Deputado denuncia Delegacias fechadas no interior do Estado

na Paraíba


14/05/2013



No último dia 08, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo esteve em João Pessoa para assinar convênios entre os Governos Federal e Estadual para melhorar a segurança pública na Paraíba, uma vez que as ações neste setor não podem ficar apenas a cargo apenas do poder local. Esta era uma cobrança antiga feita pelo deputado estadual Anísio Maia (PT).

No entanto, como afirmou o deputado no plenário da ALPB, nesta terça-feira (14/05), “a distância entre a realidade e a propaganda do governador é muito grande, falta muito para chegarmos numa segurança que funcione efetivamente”.

O deputado citou como exemplo da situação da segurança pública nas pequenas cidades da Paraíba um acidente na PB 176, na altura da cidade de Cubati, no Seridó paraibano, que levou à morte o jovem Josinaldo Oliveira de Medeiros, de 24 anos. Um carro que praticava “racha” atravessou a pista, entrando na contramão, e colidiu com a motocicleta dirigida por Josinaldo, levando-o à morte.

A família e a população local, na tentativa de socorrê-lo, tentaram pedir socorro à Polícia, mas não foram atendidas pelo fato de a Delegacia de Cubati se encontrar fechada, sem efetivo policial. Também foi solicitada a presença do Samu, mas, como não existe este serviço no Município, foi deslocada uma ambulância de Soledade, chegando apenas 50 minutos depois do acidente.

Segundo moradores, a Delegacia em Cubati está aberta apenas a cada 15 dias, nas sextas e sábados, que são os dias de feira na cidade. Mesmo assim, nunca é percebida a presença de delegado, apenas de dois policiais militares.

“Aconteceu um delito grave, que merece apuração, mas, como na hora do acidente não tinha nenhum policial, não será possível montar um inquérito porque as provas já se perderam. Certamente o delegado de Cubati atua em outras delegacias da região, fazendo um rodízio, deixando cada cidade sem ter a quem apelar durante vários dias. Este é o retrato da segurança nas pequenas cidades da Paraíba”, finalizou Anísio Maia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.