Futebol

De volta ao 4-4-2, Adilson busca equilíbrio entre setores no Vasco

Vasco


22/11/2013

{arquivo}O técnico Adilson Batista indicou que vai voltar ao esquema mais tradicional do futebol brasileiro para a partida contra o Cruzeiro. Os três zagueiros, utilizados nas últimas duas partidas – embora Renato Silva tenha realizado a função de lateral-direito -, provocaram uma arrumação melhor do sistema defensivo – o terceiro mais vazado do Campeonato Brasileiro (55 gols sofridos). Contra Grêmio e Corinthians, a zaga se portou melhor e só batida num gol de cabeça do zagueiro Rhodolfo, em Porto Alegre. De volta ao 4-4-2, o treinador ainda vai escolher se segue com Renato Silva ou o jovem Luan ao lado de Cris. Mas a maior preocupação é mesmo o equilíbrio entre a defesa e o ataque, após apenas duas finalizações no Pacaembu.

O meia Pedro Ken, que volta ser meia-armador contra o Cruzeiro, espera que o time encontre o ponto exato entre a consistência defensiva e a variedade de jogadas de ataque. Para o camisa 10, que pode permanecer no clube para 2014, um primeiro problema – sofrer muitos gols – está a caminho de ser resolvido, mas falta o principal: marcar gols e sair com a vitória.

– Vejo a equipe se posicionando de maneira diferente, com todos entendendo o que o Adilson quer, jogando de forma mais compacta, o que demorou bastante a acontecer. Mas, por outro lado, faltou criar mais oportunidade, pelos erros de passe na hora da transição e de puxar o contra-ataque – apontou o jogador.

Nesta semana, em dois treinos – quarta e quinta-feira -, Adilson escalou Alessandro no gol, Fagner e Yotún nas laterais, Guiñazu e Abuda como volantes, Ken e Marlone na criação e Thalles e Edmilson na dupla de ataque. Como opções mais ofensivas estão Bernardo e André. A ideia é sufocar o Cruzeiro, marcar o adversário em cima e fazer os gols que podem manter as esperanças do Vasco para a sequência do Brasileiro.

– Esse equilibrio (entre defesa e ataque) é o mais difícil de conseguir. Muito se falou antes que a gente toma muitos gols, a gente conseguiu mudar isso nos últimos jogos. Mas precisamos da vitória. Acho que a cada jogo a gente vai conseguindo melhorar em vários quesitos e vamos encontrar esse meio termo entre atacar com força e se defender com qualidade também – apostou o meia Pedro Ken.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //