Cultura
‘De Repente na Rede’ de março homenageia mulheres repentistas
Serão homenageadas mulheres nordestinas que se destacam como repentistas, a exemplo de Minervina Ferreira, Fabiane Ribeiro, Santinha Maurício, Luzia dos Anjos, Maria Soledade, Rafaela Dantas, Lucinha Saraiva e Toinha Brito.
02/03/2021
Portal WSCOM
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, a partir desta quarta-feira (3), a primeira edição comemorativa do Mês da Mulher do programa ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. No formato em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/
Diante da predominância masculina no universo da poesia popular e da cantoria, merecem destaque as vozes femininas no repente, bem como os temas que costumam ser abordados por suas poetisas. Assim, durante todo o mês de março, serão homenageadas mulheres nordestinas que se destacam como repentistas, a exemplo de Minervina Ferreira, Fabiane Ribeiro, Santinha Maurício, Luzia dos Anjos, Maria Soledade, Rafaela Dantas, Lucinha Saraiva e Toinha Brito.
Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado.
Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.