Educação

De olho no futuro, PMJP investe no bem estar das crianças e adolescentes

Dia das Crianças


11/10/2015



Um país só cresce quando é garantido o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem consciência disso, por isso, ao construir novas creches, e tem apostado na educação de qualidade para todos, e isso começa lá na primeira fase da infância.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 34.219 crianças estão na rede municipal de ensino crescendo nas mesmas condições de estudantes que estão em escolas particulares. Nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), elas recebem alimentação saudável com cinco refeições e um cardápio rico em frutas, legumes e verduras.

Os pais comprovam todo esse cuidado e saem para trabalhar com a cabeça tranquila. Isso é o que relata Gabriela Souto, mãe da pequena Laura, de 1 ano e 10 meses, estudante do Crei Olga Maria Leite, no bairro Geisel. “Minha filha recebe um cuidado melhor do que se estudasse em uma escola particular. As professoras têm paciência e amor, cuidam com carinho. Minha filha volta para casa limpinha, com lacinho na cabeça, cheirosa e bem alimentada”, contou. Ela completou informando que ao realizar a matrícula da filha recebeu o cardápio com todas as refeições dadas na unidade.

Gabriela Souto ressaltou ainda que o Crei tem um excelente sistema de segurança. “Não tem nem perigo de outra pessoa pegar minha filha, pois recebemos uma carteirinha, e só eu ou o pai dela, com a carteirinha em mãos, podemos pegar Laura. Também não é permitido entrada de estranhos. Fico tranquilíssima com a certeza que minha pequena está em segurança”, destacou. Depois que a Laura está aos cuidados da Prefeitura, a sua mãe voltou até a trabalhar. “Ainda estou comemorando essa nova fase, mas com o coração em paz”, finalizou.

As refeições diárias são compostas por frutas, sucos, bolos, biscoitos, cereais, papas, sopa, inhame, saladas cruas e cozidas. Algumas creches do município possuem ainda hortas, onde os próprios estudantes realizam o plantio e a colheita. A Prefeitura também realiza palestras com os pais explicando a importância da alimentação saudável. No entanto, os investimentos não se limitam apenas à educação.

Saúde – Os atendimentos às crianças e aos adolescentes na rede pública de saúde da Capital contam com acolhimentos clínicos e de urgência e emergência no Hospital Municipal Valentina (HMV). A unidade hospitalar é referência para atendimento clinico de pediatria e conta com uma moderna Unidade Infantil de Terapia Intensiva (UTI). São realizados diariamente cerca de seis mil atendimentos por mês.

Ao assumir o perfil de assistência essencialmente pediátrica, a unidade recebe crianças a partir de 28 dias de vida e adolescentes até 15 anos 11 meses e 29 dias, desde os casos de menores complexidades até portadores de patologias graves, instáveis e potencialmente fatais. Os pacientes de outras faixas etárias são direcionados para outras unidades hospitalares, e os recém-nascidos são atendidos nas maternidades da rede municipal de saúde.

Lazer
É inegável a capacidade do esporte de produzir verdadeiras transformações na vida das pessoas. Os benefícios de sua prática vão desde o bem estar corporal até a inclusão social através de sua natureza disciplinar. Abrir espaços e oferecer alternativas para que a população inclua o esporte no dia a dia é um dos grandes desafios do poder público.

Em João Pessoa a Prefeitura Municipal inaugurou equipamentos esportivos, reformou espaços públicos e desenvolveu projetos que trabalham o esporte na formação de atletas, na prática recreativa e na promoção da saúde. A Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias é um desses investimentos, o local oferece pista de skate, quadras de vôlei e futebol, aparelhos de ginástica e mais 15 modalidade esportivas.

Família Acolhedora
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é um programa em que as chamadas ‘Famílias Acolhedoras’ recebem em suas residências, por até dois anos, crianças e adolescentes que foram afastados das famílias de origem por medida de proteção. O programa permite que a criança retorne ao convívio da família biológica, caso os problemas que levaram ao seu afastamento sejam sanados. Quando não existe essa possibilidade, ela é encaminhada para adoção.

Quem quiser participar do programa Famílias Acolhedoras e abrigar provisoriamente uma criança em casa, basta ir até a Coordenadoria de Proteção Básica e Especial, que fica localizada no Parque Solon de Lucena, n° 216. É necessário ser maior de 21 anos, morar em João Pessoa e não estar inscrita no cadastro de adoção do Juizado da Infância e da Juventude.

Cidadania
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), é um programa que visa criar estratégias que venham a combater e erradicar o trabalho infantil através de atividades socioeducativas.

Em João Pessoa, há 20 núcleos que oferecem esses serviços para as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Neles, as crianças e os adolescentes participam de oficinas de arte, música, percussão, flauta, atividades lúdicas e esportivas.

Há ainda o Processo de Aprendizagem, com formação de até cinco meses na UFPB, onde eles cursam as disciplinas de português, matemática, direito e cidadania. Posteriormente são ingressados no processo de formação profissionalizante.

Conselhos Tutelares:
Região Mangabeira: Rua Joaquim Avelino, 129 – Mangabeira I- 3238-5468
Região Norte: Av. Sergipe, 48 – Bairro dos Estados – 3214-7931
Região Praia: Rua Catulo da Paixão Cearense, 63 – Jardim Luna – 3214-7081
Região Sudeste: Rua Gilverson Cordeiro, 58 – Geisel – 3218-9123
Região Sul: Rua Dom Carlos Gouveia Coelho, 285 – Centro – 3218-9836
Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente: (83) 3218-9845
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV): (83) 3214- 3591
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego: (83) 2107-7621
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: (83) 3218- 7817
Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti) – Ligado à Procuradoria Regional do Trabalho 13ª Região: (83) 3612-3100



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //