Futebol

Danilo entra no fim, salva o Corinthians e mantém tabus contra o Palmeiras

Clássico


25/10/2014

Ficou no quase. Não foi desta vez que o Palmeiras, enfim, voltou a derrotar seu arquirrival no Pacaembu. Os quase 20 anos de espera se renovaram nos pés de Danilo, aos 46 minutos do segundo tempo. O meia tinha acabado de entrar quando pegou rebote na área e deixou tudo igual: 1 a 1, no que pode ter sido a despedida do clássico do Estádio Paulo Machado de Carvalho. De quebra, o tabu de três anos sem triunfos alviverdes no Derby continua.

Com o resultado, o time do Parque São Jorge continua no G-4 do Campeonato Brasileiro, mas Atlético-MG, Internacional e Grêmio possuem um jogo a menos e podem ultrapassar os 53 pontos do Corinthians ainda nesta rodada.

O Palmeiras, por sua vez, chegou aos 36 e abriu cinco da zona do rebaixamento. Agora na 14ª colocação, a equipe alviverde volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo final de semana, quando encara o Bahia, fora de casa. Já o Corinthians pega o Coritiba, em São Paulo.

A equipe alvinegra também manteve outros tabus, além dos dois já citados. O Palmeiras não vence o Corinthians na capital do Estado desde 2008 e não quebrou a série de invencibilidade do rival no Derby. No Pacaembu, são oito vitórias corintianas e seis empates desde 1995, quando o time palestrino venceu pela última vez.

O Derby no Pacaembu

No duelo deste sábado, o jogo começou nervoso. Os dois times erravam passes no meio de campo e penavam para conseguir furar a defesa rival. Mas o Palmeiras tinha Henrique, goleador máximo da primeira divisão nacional.

Foi aos 25 minutos do primeiro tempo que mais uma vez voltou a brilhar a estrela do artilheiro do campeonato. Valdivia fez boa jogada pelo meio e tocou para Wesley arriscar cruzado e rasteiro. O arremate foi torto, mas Henrique se antecipou à marcação, escapou de Fagner e só desviou no canto direito de Cássio.

Sem Guerrero, suspenso pelo STJD por trombada no árbitro no jogo contra o Bragantino, pela Copa do Brasil, o Corinthians claramente perdeu em qualidade técnica no campo de ataque e não conseguia criar chances que ameaçassem a meta palestrina no Pacaembu.

A melhor chance alvinegra no primeiro tempo foi quando Jadson levantou a bola na área, Anderson Martins apareceu livre, mas errou a cabeçada. Gil aparecia logo atrás também em condições de concluir, mas o companheiro de zaga não viu. O Palmeiras respondeu com conclusão de cabeça de Tobio, para fora, após cruzamento de Mazinho.

A etapa complementar foi uma repetição dos 45 minutos iniciais. Os dois times brigavam pela posse de bola no meio de campo. E o Palmeiras, de novo, era ligeiramente melhor, graças aos constantes erros do Corinthians na troca de passes.

O time alviverde levou perigo no contra-ataque. João Pedro avançou pelo lado direito e cruzou. Mazinho apareceu na segunda trave, se esticou todo, mas não conseguiu desviar para as redes.

O Corinthians teve sua maior oportunidade em belo lance de Bruno Henrique, que soltou a bomba de longe e carimbou a trave de Fernando Prass. Wesley respondeu em chute de fora da área que explodiu na trave de Cássio.

E ia ficar por isso mesmo, se não fosse Mano Menezes mandar Danilo a campo, aos 42. O meia entrou na vaga de Fábio Santos, pegou sobra na área nos acréscimos e bateu no canto direito de Fernando Prass. Fim de papo no Pacaembu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //