Brasil

Dados de vacinação de Bolsonaro e sua filha Laura foram forjados


03/05/2023

Portal WSCOM

O cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sua filha de 12 anos, Laura Bolsonaro, e de Mauro Cid, esposa e  sua filha tiveram dados alterados, aponta investigação da Polícia Federal.

Os dados falsos teriam sido inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde por Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, com o objetivo de garantir a entrada de Bolsonaro, seus familiares e auxiliares próximos nos Estados Unidos, burlando a regra de vacinação obrigatória. Bolsonaro viajou aos EUA em 30 de dezembro de 2022, pouco antes de deixar o governo, e voltou ao Brasil em 30 de março deste ano.

A suposta falsificação está sendo investigada no âmbito da operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, dentro do inquérito das “milícias digitais” que tramita no Supremo Tribunal Federal. A Polícia Federal também está investigando a situação de outros membros da comitiva, incluindo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Durante seu governo, Bolsonaro afirmou publicamente pelo menos três vezes que não se vacinaria contra a Covid-19. No entanto, de acordo com o colunista Gerson Camarroti, o ex-presidente mudou de posição em março de 2021 e decidiu se vacinar.

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos inseriram informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19 em dois sistemas exclusivos do Ministério da Saúde: o Programa Nacional de Imunizações e a Rede Nacional de Dados em Saúde. A corporação afirma que o objetivo era emitir certificados falsos de vacinação para pessoas que não haviam sido imunizadas, permitindo o acesso a locais onde a vacinação é obrigatória.

A PF aponta que as fraudes ocorreram entre novembro de 2021 e novembro de 2022, e “tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.