Educação

Curso de produção textual para professores está com inscrições abertas

Aulas são on-line para qualquer cidadão, mas o público do programa é o alfabetizador

18/11/2020


Portal WSCOM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC), lançaram o curso gratuito de produção de texto. A iniciativa visa ampliar o repertório de professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

A capacitação tem 120 horas de duração e é dividida em 12 módulos que abordam temas como comunicação e atuação, interpretação de fatos: causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros. Interessados já podem se inscrever, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec.

“A CAPES apoia essa iniciativa que estimula a capacitação dos professores e refletirá diretamente na melhoria da alfabetização das nossas crianças. A parceria tem como objetivo a promoção de políticas públicas educacionais de qualidade, um dos compromissos firmados pelo governo federal em prol da educação brasileira”, explica Benedito Aguiar, presidente da Fundação.

O curso integra o programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização, e é umas das ações que correspondem à execução da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.

Entre os conteúdos programáticos constam atividades sobre o emprego correto da pontuação, conjugação de verbos, concordância, regência, conjunções e locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação. 

Outras plataformas de cursos gratuitos 

Profissionais interessados em melhorar o seu currículo também podem encontrar outras oportunidades gratuitas em diferentes plataformas de cursos on-line. O programa de incentivo educacional Educa Mais Brasil criou uma página só com indicações de sites que ofertam cursos gratuitos de distintas áreas a distância. Os cursos são uma forma de ampliar os conhecimentos e melhorar o currículo para o mercado profissional. 

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.