Eventos
Curimataú da Paraíba terá Festival de Inverno nas Serras em cinco cidades
A partir de maio começam capacitações para empreendedores dos municípios de Dona Inês, Araruna, Cuité, Cacimba de Dentro e Serra da Raiz
17/02/2025

(Foto: Reprodução)
Portal WSCOM
Um grande evento integrativo cultural está em andamento pelas prefeituras de Dona Inês, Araruna, Cuité, Cacimba de Dentro e Serra da Raiz e o Sebrae/PB. É o 1° Festival de Inverno na Serra (FIS), que ocorrerá nestas cinco cidades do curimataú da Paraíba em agosto de 2025. Na sexta-feira (14), o gerente da agência do Sebrae/PB na cidade de Araruna, Marcílio de Sousa, participou de uma reunião sobre o Festival. A partir de maio começam as capacitações para empreendedores dos municípios que desejam participar do evento.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“Daremos prosseguimento à formatação de um festival regional, que contará com a parceria de cinco secretarias municipais, bem como da cultura do estado. A extensa programação inclui oficinas, exposições, palestras, teatros, cinema, moda e um Festival Gastronômico”, pontuou Marcílio de Sousa.
Estiveram presentes o prefeito da cidade de Dona Inês, Antônio Justino, e secretários de cultura e turismo das demais cidades, além do presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Ricardo Câmara. “Ficou decidido que daremos prosseguimento a formatação de um festival regional, que contará com a parceria de cinco secretarias municipais, bem como da cultura do estado. A extensa programação inclui oficinas, exposições, palestras, teatros, cinema, moda e um Festival Gastronômico”, completou o gerente do Sebrae/PB em Araruna.
Na ultima sexta-feira (14) ocorreu a reunião e a ideia desenvolvida é realizar um evento maior do que no ano passado, quando apenas Dona Inês participou. Os roteiros que foram criados nas cidades realizadoras do Festival através do Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae/PB, como trilhas na natureza, ecoturismo, serão aproveitados no momento do Festival. “Promoveremos todo o potencial existente e transformaremos em um atrativo perene, em que todos os anos estaremos realizando, promovendo novos produtos desenvolvidos com o objetivo de criar a possibilidade de consolidar este evento”, completou Marcílio.
O FIS é uma realização do Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú em parceria com as prefeituras e o Sebrae/PB. O presidente do Fórum, Ricardo Câmara, explicou que a data de realização em cada município ainda será definida. O Festival terá oficinas, teatro, exposições de artes, cinema, feiras gastronômicas, concertos e artesanato. “Imaginem a diversidade que estará à mostra! De produtos e culturas das mais variadas, apresentando o potencial a cada final de semana, em um município diferente”, ressaltou Ricardo Câmara.
O Sebrae/PB promoverá as capacitações dos empreendedores da alimentação, de comida de rua, manipulação de alimentos e até acesso à crédito. O evento terá também o apoio da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.