Futebol

Cruzeiro renova com Vanderlei Luxemburgo até o fim de 2023

Técnico está no clube desde julho e cogita encerrar carreira após projeto na Toca


26/11/2021

Vanderlei Luxemburgo; Cruzeiro — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

ge

Vanderlei Luxemburgo vai continuar no Cruzeiro. Em um vídeo divulgado nas redes sociais do clube, o treinador confirmou que o contrato foi renovado. O novo vínculo é válido até o fim de 2023.

– A gente já vem falando muito sobre o planejamento para ano que vem, sobre as coisas que precisam ser feitas, isso ai passa muito pelo desejo da torcida, que foi bastante ouvida, quando a gente trouxe o Vanderlei para estar aqui no Cruzeiro. (…) Vanderlei é um cara sensacional, além do campo que todo mundo vê, fora do campo também é uma pessoa maravilhosa que a gente tem convivido bastante com muita satisfação.

“Informo que a gente chegou aos termos ai que a gente tanto esperava e vamos poder contar com Vanderlei, com o Melo, com o Copertino, com o Ricardo e vamos poder contar com toda a comissão”.

 

Luxemburgo assumiu o Cruzeiro em julho de 2021, durante a Série B do Campeonato Brasileiro. O time, que vinha sendo comandado por Mozart, demitido diante dos maus resultados, já passava por dificuldades na tabela.

O experiente técnico conseguiu melhores resultados e afastou o risco de rebaixamento. Vanderlei chegou a mirar o acesso do clube à elite, mas a equipe não embalou para alçar voos maiores.

Luxemburgo tinha contrato até o final desta Série B, mas já vinha, há algumas semanas, negociando a renovação. Apesar da pública vontade das duas partes, o treinador ainda tratava algumas situações para confirmar o acerto. O treinador falou sobre o desejo de colaborar com a reestruturação do Cruzeiro.

As principais pendências diziam respeito ao aspecto financeiro. Luxemburgo queria garantias do pagamento do transfer ban, punição da Fifa que proíbe registro de jogadores em função de dívidas, para poder montar o elenco com o perfil desejado para 2022.

Além disso, o treinador quer que haja o pagamento em dia dos salários. Os atrasos foram constantes ao longo da atual temporada. Luxemburgo chegou, ajudou na resolução da situação, mas houve inclusive greve do elenco por causa de atrasos.

Antes de acertar a volta em julho passado, Vanderlei Luxemburgo havia sido treinador do Cruzeiro em outras duas oportunidades.

Entre 2002 e 2004, entrou para a história do clube com a conquista da Tríplice Coroa em 2003 (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Foram 107 jogos, 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas.

Voltou à Toca da Raposa em junho de 2015. Foram apenas 19 jogos, com 10 derrotas, três empates e seis vitórias. Ele não resistiu aos maus resultados e foi demitido no fim de agosto daquele ano, sendo substituído por Mano Menezes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.