Eventos

Crianças de programas sociais da PMJP participam do Muriçoquinhas do Miramar

Folia de Rua 2013


04/02/2013

 “Brinque o carnaval, mas não abuse! Respeite os direitos das crianças e adolescentes”. É com esse tema que centenas de crianças e adolescentes da Rede de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente cairão na folia do Bloco Muriçoquinhas do Miramar, nesta segunda-feira (4). A concentração do bloco será às 17h, em frente à Academia Corpo Livre, na Avenida Epitácio Pessoa.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Peti) vai participar com 110 integrantes, entre crianças e adolescentes, familiares e equipes de trabalho. Também estarão presentes meninos e meninas das Casas de Acolhimento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do Ruartes, Projovem Adolescente, Aldeia S.O.S, Pastoral do Menor, Casa Pequeno Davi, Rede Margaridas (Remar) e do Centro de Formação Margarida Pereira da Silva.

A representação da Rede de Proteção descerá à avenida com uma animada orquestra de frevo, logo após o primeiro trio que ‘puxará’ o Muriçoquinhas 2013. “Vamos lá dizer as pessoas que brinquem o Carnaval sem abusar dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, disse a coordenadora de projetos da Casa Pequeno Davi e integrante da comissão organizadora do bloco infanto-juvenil, Valéria de Fátima Simões.

Segundo Valéria da Fátima, a participação dos usuários da Rede de Proteção no bloco Muriçoquinhas do Miramar é uma forma de chamar a atenção para o grande índice de violência contra essa parcela da população. “É um alerta sobre a exploração e o abuso sexual, o tema nacional, mas sobre outros tipos de violência praticados contra elas no cotidiano, sobretudo no seio familiar”, destacou.

Já a coordenadora do Peti, Catarina Arruda, justifica que é imprescindível a participação dos meninos e meninas do Programa no bloco.

Confecção dos adereços – A própria meninada está confeccionando as máscaras e outros adereços que vão usar na folia, durante as atividades criativas das oficinas de artes nas unidades e entidades que participam. A campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é uma ação nacional encampada pela Prefeitura de João Pessoa.

As peças publicitárias do bloco farão alusão ao Disk 100, número de telefone que a população pode discar para denunciar qualquer prática que comprometa o desenvolvimento físico, social e cultural saudável de crianças e adolescentes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.