Saúde

Creme dental com flúor é recomendado para bebês desde o nascimento do primeiro d


11/03/2015



Os cuidados com a saúde bucal de bebês podem gerar dúvidas nos pais quanto ao uso de certas substâncias nesta fase da vida. Quando o assunto é flúor, o receio de aplicar cremes dentais que contêm alguma concentração deste elemento. No entanto, de acordo com a nova orientação da Academia Americana de Pediatria (AAP), considerado um dos órgãos mais importantes do mundo quando se trata de saúde infantil, os primeiros dentes dos bebês já devem ser higienizados com produtos que apresentem a substância em sua fórmula.

A recomendação da AAP indica o uso de pastas de dente com flúor em uma quantidade equivalente a um grão de arroz até os três anos de idade. Segundo a especialista em odontopediatria do Atelier do Sorriso São Rafael, Cristiane Maia, a nova orientação em relação ao flúor, que antes era indicado apenas depois dos dois anos, tem o intuito de combater o surgimento da cárie na infância. “A prática já é recomendada oficialmente pelo órgão brasileiro de odontopediatria desde 2009, e o uso tópico do flúor no creme dental é a medida mais importante de prevenção em saúde bucal desde os seis meses de vida, fase em que é aguardada a erupção do primeiro dente decíduo. A recomendação é positiva porque diminuiremos o risco de cárie que vem ocorrendo com a precocidade da doença, principalmente no nosso país”, explicou a dentista.

A principal preocupação que existia era que a ingestão do flúor pelos bebês causasse a fluorose, um tipo de defeito no esmalte do dente que ocasiona manchas e alterações na cor. Outro fator levado em consideração era a presença de certa quantidade do produto na água corrente fornecida para a população. “A fluoretação nas águas de abastecimento não é uma regra, e por isso, o risco da cárie aumenta. A fluorose ou até mesmo uma intoxicação só serão ocasionadas se a criança ingerir uma quantia maior do que a devida, sem o controle dos pais”, ressaltou.

Ainda de acordo com a especialista, é importante que os pais estejam atentos quanto à concentração de flúor recomendada e o tipo de pasta ideal, que deve ser em gel, por conter menos abrasivos. "Existe também uma quantidade aceitável de flúor em partes por milhão, conhecida como ppm, que deve ser acima de 1000 e inferior a 1500 sempre, para que o efeito seja eficaz. Esse valor vem escrito no tubo do creme dental”, orienta a odontopediatra.

Primeiros cuidados
Reforçando que as informações sobre a saúde bucal dos bebês podem ser consultadas já no período da gestação com a realização do pré-natal odontológico, a especialista também afirma que é fundamental que os pais marquem uma consulta com o odontopediatra logo após o nascimento do primeiro dente. Os primeiros cuidados podem vir comorientações corretas de higiene, dieta e promoção de saúde bucal.

“Os cuidados necessários com a escovação do bebê devem ser com bastante critério, e de forma lúdica e prazerosa para que não se torne algo enfadonho. É indicado escovar com dedeiras ou escovas apropriadas sempre que o bebê se alimentar, e a quantidade de creme dental recomendado deve ser pequena e vai depender da quantidade de dentes que o bebê já tem erupcionado. A própria escova infantil tem tufos centrais demarcando tal quantidade de creme a ser colocado na escova”, completou Cristiane Maia. Após a primeira consulta, todas as crianças, sejam bebês ou em idade escolar, devem retornar ao odontopediatra impreterivelmente a cada seis meses.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //