Saúde

Covid-19: Prefeitura prepara quase 70 ginásios e 6 locais de drive thru para vacinação em João pessoa

Ainda de acordo com o secretário, a vacina também poderá ser dada em domicílio e em hospitais, caso seja necessário.

15/01/2021


Imagem meramente ilustrativa

Portal WSCOM



As primeiras doses da vacina contra Covid-19 estão previstas para chegar em João Pessoa até o próximo dia 20 de janeiro.  Nesta sexta-feira (15), o secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, confirmou que estão sendo preparados seis pontos de drive thru e 66 ginásios esportivos para vacinação contra covid-19.  Ainda de acordo com o secretário, a vacina também poderá ser dada em domicílio e em hospitais, caso seja necessário.

Vacinação do Estado

O Governo da Paraíba pretende vacinar em 2021 pouco mais de 1,2 milhão de paraibanos contra a Covid-19. A informação está no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, divulgado na tarde desta quinta-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Uma série de reuniões de orientação para a vacinação contra a Covid-19 começaram a ser realizadas pela Secretaria. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, a finalidade do encontro é instrumentalizar as Gerências Regionais de Saúde (GRS), municípios e serviços de saúde para vacinação contra Covid-19.

Também serão discutidos tópicos como a organização da rede de frio, a logística de recebimento e distribuição das vacinas, e descrição dos grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos pela doença. A ideia é dar subsídios para que cada território elabore sua estratégia de aplicação da vacina.

A coordenadora explica que a Paraíba possui mil salas de vacinação, 12 centrais regionais de rede de frio e 11 veículos refrigerados para a distribuição nas 12 GRS. Ela enfatiza que a logística do deslocamento das doses está pronta, com segurança garantida no translado.

“O Ministério da Saúde sinalizou que as doses serão enviadas a partir do dia 20 de janeiro. A distribuição para as Gerências Regionais será de imediato. Ainda não temos o quantitativo de doses que receberemos para essa primeira fase. O Programa Nacional de Imunização sinalizou que a entrega das vacinas será sequencial e de forma gradativa”, pontua.

Clique aqui e confira o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 .

O cronograma de vacinação está dividido em quatro fases. A primeira possui dois grupos e contempla a seguinte população: Grupo 1 – Trabalhadores de Saúde; povos de comunidades tradicionais quilombola; população indígena vivendo em terras demarcadas; e Grupo 2 – pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você