Política

Couto ressalta importância de sessão que debate hoje problemas de Rio Tinto

NESTA QUINTA


24/08/2017

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) fez um chamamento para a população paraibana para que acompanhe a sessão especial que será realizada nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Legislativa da Paraíba para debater as reivindicações do Movimento “Liberta Rio Tinto”. A reunião acontece no plenário José Mariz e atende a uma proposta do presidente da Casa, deputado Gervásio Maia.

"O povo de Rio Tinto está lutando para preservar a terra que é dele e não da família Lundgren, que ocupou áreas que eram de índios e agricultores. Agora, os que se dizem herdeiros querem retirar os agricultores e moradores da cidade de suas casas. Manifesto aqui meu apoio solidário e firme para que essa situação possa ser resolvida e que o povo possa dizer que dali não sai e nem ninguém os tira. Espero que a Justiça possa olhar para esses cidadãos e cidadãs, parabenizando quem está nesta luta, como o procurador José Godoy, do Ministério Público Federal, que tem ajudado nessa batalha. E nós iremos vencer", disse Couto.

O parlamentar, que está em Brasília, não poderá participar do evento, mas designou sua assessoria para representálo. O tema, aliás, já está há meses sendo objeto de acompanhamento por parte do mandato do deputado Luiz Couto.

No início de agosto, uma mobilização popular conseguiu impedir que uma família fosse despejada do imóvel onde mora há aproximadamente 80 anos, na rua Barão do Triunfo, no Centro de Rio Tinto. O processo foi movido pelos herdeiros da Família Lundgren a quem pertencia a fábrica de tecidos, fechada na década de 80. Os oficiais de Justiça foram cumprir a ordem de despejo, mas desistiram devido à presença de muitos populares solidários aos moradores, .

A Companhia de Tecidos Rio Tinto se diz dona de terras onde vivem muitas famílias da zona urbana e rural do município. Algumas estão lá por 5 gerações, mais de 150 anos. É o caso do que acontece na praia de Oiteiro, onde um resort estaria para ser construído no lugar onde hoje residem os trabalhadores da antiga fábrica.

Pela ameaça comum, os moradores da cidade e da zona rural se uniram e criaram o movimento chamado "Liberta Rio Tinto" que tem recebido a solidariedade e assistência jurídica dos mandatos dos deputados federal Luiz Couto e estaduais Frei Anastácio e Estela Bezerra, além do prefeito do município, Fernando Naia (PSB).
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //